justiça

Subway pede que ''irmã gêmea'' recifense mude sua marca

Segundo a empresa americana, a lanchonete copiou as características da marca Subway, que é patenteada no Instituto de Marcas e Patentes dos EUA

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 03/10/2013 às 18:25
Leitura:

A rede de restaurantes Subway enviou uma notificação à lanchonete recifense Suburbway exigindo que o estabelecimento mude o nome e as características da marca. Segundo a empresa americana, a lanchonete copiou as características da marca Subway, que é patenteada no Instituto de Marcas e Patentes dos EUA.

A carta enviada aos responsáveis pelo estabelecimento no final de setembro descrevia quais as "infrações" que a empresa brasileira havia cometido, ao copiar elementos da marca Subway. 

Em matéria publicada pelo JC sobre a Suburbway, Alex Vasconcelos, um dos irmãos proprietários comentou que o nome não passa de uma brincadeira. “Esse nome começou como uma brincadeira por sermos o melhor ponto de hambúrguer do subúrbio. E aí acrescentamos o ‘suburbway’ ao Point Burguer. Mas nunca esperamos que seria o sucesso que foi”, confessou Alex, que tem 36 anos.Além dele, também são donos da lanchonete Adriano e Alexsandro Vasconcelos.

Mesmo assim os sócios decidiram contratar uma empresa especializada, que modificou a fonte e deu à marca um novo design. A mudança já pode ser vista na recém-inaugurada loja da Bomba do Hemetério. "Agora vamos aguardar, mas, a princípio, não vamos abrir. Uma coisa não tem nada a ver com a outra", disse o sócio Alexsandro Vieira de Vasconcelos.

A seguir, está a nota dada pela assessoria de imprensa da Subway sobre o caso: "A rede SUBWAY® afirma que sua marca é patenteada e que os direitos da empresa devem ser preservados. O caso está sendo tratado pelo setor jurídico da SUBWAY®, mas a empresa ressalta que procura um acordo amigável entre as partes."

MERCADO - Em agosto deste ano, questionado se não teriam receio em sofrer um processo da  rede americana Subway, Alex diz que não, porque a proposta deles não foi se apropriar da marca da rede de fast food. “A fonte usada foi arial e existe em todos os computadores. As cores (vermelha e amarela) não são da Subway. Também tiramos as setas, que são símbolos da marca”, explica. Resta saber se a empresa inspiradora dos rapazes pensa da mesma forma.

Últimas notícias