Indústria naval

Estaleiro Atlântico Sul cogita fechar em 2019

Estaleiro emprega quase 4 mil pessoas

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 14/06/2017 às 7:58
Foto: Ricardo Labastier/Arquivo JC Imagem
Estaleiro emprega quase 4 mil pessoas - FOTO: Foto: Ricardo Labastier/Arquivo JC Imagem
Leitura:

A falta de novas encomendas ameaça o futuro de um dos maiores empreendimentos de Suape, o Estaleiro Atlântico Sul (EAS), que atualmente emprega 3,8 mil pessoas. Ontem, o presidente do EAS, Harro Burmann, admitiu, ao jornal Valor Econômico, que há um risco alto de paralisação das atividades da empresa a partir do fim de 2019.

O EAS só tem mais cinco navios encomendados – todos pela Transpetro – com entrega até 2019, segundo informações do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco, Henrique Gomes. No fim do ano passado, até veio um suspiro: um contrato com a South American Tanker Company Navegação (Satco) prevendo a compra de oito navios. “Esse contrato não foi formalizado”, lamentou Henrique, em conversa ao JC.


Segundo ele, o que está ameaçando o encerramento das atividades do EAS é o fato de que o governo federal está estimulando a retirada da exigência de conteúdo nacional na fabricação dos navios, porque seria mais barato importar a embarcação inteira da China ou da Índia. Atualmente, 75% das embarcações devem ser fabricadas no País.


Gomes revela também que a crise do Atlântico Sul atinge o Vard Promar, também em Suape, que receberia encomendas do primeiro se houvesse o contrato com a Satco. Atualmente, o Vard trabalha na fabricação de quatro navios, sendo dois já praticamente prontos. Com isso, argumenta Henrique Gomes, a desmobilização no Vard Promar pode ser inicia ainda este ano.


Se o cenário for confirmado, o impacto no fechamento de postos de trabalho é preocupante. “Seriam fechadas 26 mil vagas de trabalho (diretas e indiretas) no Estado, caso esses dois estaleiros fechem”, contabiliza Henrique.


“Vamos fazer um ato no começo de julho para levar os deputados e senadores a comprar a nossa briga e interceder para que esses empregos continuem em Pernambuco”, adianta o presidente do Sindimetal-PE.

SETOR 


A indústria naval é similar a automotiva e precisa de um número muito grande de fornecedores. Por isso, gera muito emprego. No Brasil, o setor ressurgiu incentivado principalmente pela Petrobras e os planos de expansão que incluíam o pré-sal. Com a crise econômica e a Operação Lava Jato, a petrolífera iniciou um programa de desinvestimento e a indústria naval foi uma das que sofreu com essa mudança.


O EAS foi procurado pelo JC e disse que se posicionaria apenas nesta quarta-feira (14). O Vard Promar não foi localizado.

Últimas notícias