INDÚSTRIA

Paulista sedia etapa regional de torneio internacional de robótica

Vencedores vão participar da etapa nacional, que definirá representante brasileiro no estágio internacional

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 16/02/2017 às 11:26
Foto: José Paulo Lacerda/Divulgação
Vencedores vão participar da etapa nacional, que definirá representante brasileiro no estágio internacional - FOTO: Foto: José Paulo Lacerda/Divulgação
Leitura:

O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (Sesi/PE) traz a etapa regional do Torneio de Robótica First Lego League (FLL), o maior evento mundial na área, para Paulista, no Grande Recife. O evento acontece nestas quinta-feira (16) e sexta (17), das 8h às 17h, em Paulista. Os dois dias da etapa regional do Torneio terão a participação de 240 jovens de 9 a 16 anos das redes públicas e particulares de Pernambuco, Paraíba e Maranhão. 

O objetivo do Sesi é vencer o desinteresse dos jovens pelas carreiras científicas e de engenharia, mesmo com a indústria pagando – em média – 24% a mais do que outras áreas de atuação, segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria. O gargalo está no medo que os jovens têm das disciplinas de Exatas, como matemática, física e química, tidas como difíceis.

“Temos observado uma mudança de postura nos alunos que têm contato com a robótica. Eles acabam aprendendo com mais facilidade tanto as disciplinas de Exatas, quanto de Ciências Biológicas, e o mais importante: aprendem a aplicar esses conhecimentos em projetos para superar dificuldades do mundo real”, afirma o superintendente do Sesi/PE, Nilo Simões. “Isso é tudo o que a indústria precisa e que as ciências e engenharia preconizam”, conclui. Essas alterações são comprovadas pela pesquisa do Sesi do Paraná (2016) em sua rede de Educação. A entidade averiguou que dos jovens que tiveram contato com robótica 44% a mais optaram por carreiras de nível superior ligadas ao desenvolvimento tecnológico e 85% dos alunos de robótica aderiram aos cursos técnicos.

COMPETIÇÃO

Durante o evento, o estudantes participantes vão ter a oportunidade de apresentar o projeto de pesquisa e o robô desenvolvidos para responder à temática proposta neste ano pela competição: animal allies (aliados animais em prol de uma vida melhor para todos). Os tópicos avaliados serão o Design do robô (planejado, projetado e construído pelos estudantes com peças Lego); valores como trabalho em equipe e espírito colaborativo entre os participantes do grupo; e a eficácia do robô na mesa da competição em partidas de 2 minutos e 30 segundos. 

Os campeões dessa fase passam para a etapa nacional, que será em março, e daí sairá o representante do Brasil no estágio internacional da competição, que ocorrerá entre abril e julho nos Estados Unidos e Europa. Só no Brasil, o torneio acontece em outros 10 estados, envolvendo 1.200 times e 12 mil competidores, ao mesmo tempo em que as seletivas ocorrem em mais de 80 países, onde participam uma média de 230 mil jovens e adolescentes.

Últimas notícias