Robótica

Projetos premiados de robótica são expostos na XI Semana Municipal de Ciência e Tecnologia

Com a temática "Ciência Alimentando o Brasil", alunos apresentaram trabalhos desenvolvidos em sala de aula

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 19/10/2016 às 13:08
Foto: André Nery/JC Imagem
Com a temática "Ciência Alimentando o Brasil", alunos apresentaram trabalhos desenvolvidos em sala de aula - FOTO: Foto: André Nery/JC Imagem
Leitura:

Alunos de escolas públicas recifenses que desenvolveram projetos na área de robótica participaram nesta quarta (19), da XI Semana Municipal de Ciência e Tecnologia. A programação segue até o dia 23  de outubro, em diversos polos do Recife e Região Metropolitana.

Com a temática "Ciência Alimentando o Brasil", o evento conta com diversas atividades como mostra de audiovisual, exposição de robótica, oficinas, palestras,  mesas redondas e feiras de conhecimentos.

Um dos projetos de destaque é o robô projetado para resgatar vítimas de incêndios, desenvolvido por alunos da Escola Municipal Rodolfo Aureliano, localizada no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife. Uma das criadoras é a aluna do 8º ano, Maria Eduarda Oliveira, de 13 anos.

"O professor passou na sala perguntando quem queria estudar robótica e eu me ofereci. Já ganhei prêmios e fui até à Alemanha mostrar o trabalho", conta ela. O robô de Amanda e dos colegas, Paulo Ponan, Miguel Santos e Tiago Roberto já ganhou 7 prêmios. 

 

Programação

 

Expo Robótica: Nos dias 19 e 21 de outubro, na avenida Rio Branco.

 

Mostra Humanoide: Nos dias 19 e 21 de outubro, no Paço do Frevo, na Praça do Arsenal, bairro do Recife, trará a Mostra Humanoide. Já nos dias 19 e 20, das 14h às 17h, acontece a Oficina do Robô Móvel; Já a Oficina do Braço Robótico acontecerá no sábado (21), das 14h às 17h no mesmo local; Ainda contará com a palestra Interligência artificial de robôs, ministrada pelo secretário-executivo de Tecnologia na Educação do Recife, Francisco Luiz dos Santos, na Caixa Cultural, bairro do Recife.

 

Mostra audiovisual: O Cais do Sertão, no bairro do Recife, vai receber a II Mostra 7Cine de Audiovisual da Cidade do Recife. O evento acontecerá nos dias 19 a 21 de outubro; a abertura da Mostra acontece às 14h desta quarta-feira, com exibição de filmes; Além das palestras e exibição de filmes, a Mostra vai realizar, no dia 19, a Oficina Minuto Lumière, que consiste em produzir um filme de 60 segundos em condições semelhantes às usadas nos filmes dos Irmãos Lumière. A aula acontecerá na Caixa Cultural, das 13h30 às 16h30.

 

Mostra de Experiências Pedagógicas: A 1ª Mostra de Experiência Pedagógicas da Secretaria de Educação do Recife acontece no dia 21 de outubro, das 8h às 14h, na rua do Observatório, em frente à Torre Malakoff, no bairro do Recife.

 

Feira de Conhecimentos: A etapa municipal da Feira de Conhecimentos da Secretaria de Educação do Recife acontece na Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife, de 19 a 21 de outubro, pela manhã e à tarde.

 

Desafio Hip-Hop: A partir das 9h do dia 20 de outubro, na avenida Rio Branco, acontecerá o Desafio  Hip Hop.

 

Seminário de Estudos em Novas Tecnologias na Educação (Semente): O seminário será realizado nesta terça-feira (18), das 17h às 22h, na Escola de Formação Paulo Freire, na Madalena, Zona Oeste do Recife.

 

Seminário no Jardim Botânico: No sábado (22), a partir das 13h30, terá o seminário sobre a consolidação do Jardim Botânico do Recife (JBR) com um centro de pesquisa em conservação da biodiversidade. O seminário ocorrerá no auditório do Jardim, localizado no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife. Serão disponibilizadas 30 vagas para o evento. As inscrições podem ser realizadas, até o dia 21, pelo telefone (81) 3355-0002. No dia 22 e 23 de outro, das 13h30 às 15h30, haverá uma exposição de painéis científico, no Centro de Convivência do Jardim. Ainda no domingo (23), às 13h30, haverá o proejto Conversa Ambiental, que abordará o tema Desenvolvendo jogos digitais para cuidar do meio ambiente.


Últimas notícias