Reconhecimento

Rafaela Silva indicada a prêmio de melhor judoca do mundo

Honraria é concedida pela Federação Internacional de Judô (IJF)

Luana Ponsoni
Cadastrado por
Luana Ponsoni
Publicado em 12/12/2016 às 19:07
IJF/Divulgação
Honraria é concedida pela Federação Internacional de Judô (IJF) - FOTO: IJF/Divulgação
Leitura:

Atual campeã olímpica da categoria até 57kg, a judoca Rafaela Silva pode encerrar o ano com outra grande conquista. Ontem a atleta formada na Cidade de Deus, uma das maiores comunidades do Rio de Janeiro, apareceu na lista das indicadas pela Federação Internacional de Judô (IJF, na sigla em inglês) para o prêmio de melhor judoca do ano. A votação para eleger a vencedora acontece por meio de voto popular, sendo realizada exclusivamente pela internet. Para participar, é necessário acessar a página do facebook da IJF: www.facebook.com/ijudo.

Rafaela Silva aparece como postulante ao título ao lado de outras oito concorrentes. Entre os nomes, estão as campeãs olímpicas Emilie Andeol (França), Haruka Tachimoto (Japão), Kayla Harrison (EUA), Majlinda Kelmendi (Kosovo), Paula Pareto (Argentina) e Tina Trstenjak (Eslovênia).

Além delas, Iadlys Ortiz (Cuba), medalha de prata nas Olimpíadas do Rio, e Otgontsetseg Galbadrakh (Cazaquistão), medalhista de bronze na Olimpíada brasileira, também estão concorrendo ao prêmio.

A conquista que credenciou Rafaela Silva a ter a carreira consagrada por uma nova premiação foi a medalha de ouro nas Olimpíadas do Rio. A brasileira foi implacável, da primeira luta até à final ante a mongol Sumiya Dorjsuren. Foi o primeiro ouro conquistado pelo Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016 e o único do país na modalidade.

ENTRE OS HOMENS

A IJF também divulgou os concorrentes a melhor judoca do ano na categoria masculina. Essa disputa, porém, não possui brasileiros. Os nove nomes que estão brigando pelo prêmio são os medalhistas de ouro olímpicos Beslan Mudranov (Rússia), Fabio Basile (Itália), Khashan Khalmurzaev (Rússia), Lukas Krpalek (Rep. Techca), Mashu Baker (Japão), Shohei Ono (Japão), e Teddy Riner (França). Além deles, Ba-Ul An (Coreia do Sul) e Rustam Orujov (Azerbaijão) completam a lista.

Últimas notícias