Defesa

Militantes pró-Lula fazem vigília em frente a Câmara do Recife

Grupo irá assistir o julgamento do HC de Lula juntos e decidir posicionamentos futuros à decisão

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 04/04/2018 às 15:57
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem.
Grupo irá assistir o julgamento do HC de Lula juntos e decidir posicionamentos futuros à decisão - FOTO: Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem.
Leitura:

Manifestantes começaram a se mobilizar, na tarde desta quarta-feira (4), em frente à Câmara dos Vereadores do Recife, no Centro do Recife, para a vigília em defesa do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. O julgamento do habeas corpus do petista para que ele responda em liberdade até o fim do inquérito relativo ao caso do tripléx no Guarujá foi iniciado às 14h.

O povo na defesa do ex-presidente

O presidente da CUT-PE, Carlos Veras, explica que se reuniu à militantes para que possam assistir juntos todo o processo. "Logo após o julgamento, decidiremos qual rumo vamos tomar. O processo foi mobilizado para acompanhar aqui na Câmara dos Vereadores. Nós esperamos que o supremo, como guardião da constituição, não rasgue a constitução e a respeite, e garanta o direito de Lula ter a sua defesa, ter o seu julgamento da 3ª isntância, que cumpra a legislação brasileira. Nós estamos aqui na esperança que o Supremo, como guardião da constituição, possa respeitá-la e fazer ela valer hoje", afirmou.

O ex-prefeito João da Costa (PT) defende que os direitos devem ser iguais para todos e, sobretudo, garantido: "Nós estamos esperando que o STF possa acolher aquilo que a Constituição tem como regra pra todo mundo: permitir o conceito da inocência até a última instância.

O presidente do PT-PE Bruno Ribeiro também acredita que o julgamento de hoje reflete nas próximas condutas judiciais e define a possibilidade de prisão de Lula como um 'absurdo'. "Hoje não se está julgando um habeas corpus pedido apenas pelo presidente Lula. Está sendo julgada da vigência da Constituição Brasileira que é muito clara em assegurar a todos os cidadãos e cidadãs brasileiras o direito da presunção da inocência e estar em liberdade até o trânsito em julgado da condenação".

Questionado sobre os reflexos eleitorais que o resultado do julgamento desta quarta pode ter, Bruno Ribeiro afirmou que o resultado é claro. "Sabemos que Lula é vitorioso em todos os cenários e em todas as pesquisar até esse momento. Estamos em um país em que o povo sente o que tá vivendo no Governo Temer e quer o Governo Lula de volta. A tentativa de prender ele é apenas para interferir nessa vontade popular.

Na movimentação pró-Lula também está presente o lutador Todo Duro. Ele conta que sempre apoiou o Partido dos Trabalhadores (PT). "Eu acho que ele [Lula] vai conseguir o habeas corpus porque Lula foi melhor presidente do Brasil e não vai outro que nem ele nunca não. Se o habeas corpus for negado, pode acontecer uma guerra civil". (sic)

Últimas notícias