Com informações de Margarida Azevedo
Matéria atualizada às 15h27
Em um contexto em que Pernambuco vem registrando nos últimos dois dias uma tendência de alta na média móvel de casos do novo coronavírus, é grande a procura pela realização de testes gratuitos para a covid-19. Na manhã desta quinta-feira (29), uma enorme fila, chamou a atenção de quem passava pelo Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon), localizado em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. A movimentação surpreendeu quem buscava a testagem.
A reportagem do JC checou que o Cecon, que funciona como lugar de testagem no sistema drive-thru, nesta quinta recebeu, das 8h até 8h30, mais de 70 carros, no qual cada veículo era composto por uma média de três a cinco pessoas. Além dos motoristas e passageiros, mais de 100 pedestres também foram ao local para fazer a realização de testes neste período.
Uma das pessoas que compareceram ao Cecon foi o advogado Samuel Cruz, de 62 anos, que foi acompanhado da filha. "Vim fazer [o teste] por uma questão de segurança. Não estou com nenhum sintoma, nem nada suspeito, mas como o número de casos aumentou e eu tenho percebido muita gente sem máscara preferi vir fazer o exame", explicou o homem. Morador do bairro da Torre, na Zona Norte do Recife, ele não esperava que a fila estivesse tão grande.
Até esta quarta-feira (28), o Estado havia contabilizado mais de 595 mil testes, sendo 5.471 nas últimas 24h. Pernambuco, contudo, apareceu no mês de setembro como a unidade da federação que menos testa para a covid-19, proporcionalmente, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O aumento no número de casos registrados desde essa terça-feira (27), interrompeu uma sequência de 51 dias com o indicador tendendo à queda ou estabilidade, que foi a maior desde a chegada da pandemia ao Estado, em março.
Onde fazer os testes gratuitamente
Pernambuco disponibiliza o atendimento para a testagem gratuita em várias cidades. Na Região Metropolitana, é possível fazer os exames no Recife, em Olinda, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes e Ipojuca, por exemplo. Veja:
Recife
O Recife é a cidade com maior número de unidades realizando a testagem. Para ter acesso a este serviço, o recifense deve, preferencialmente, acessar o Atende em Casa, serviço de assistência virtual às pessoas com suspeita de covid-19, disponível como aplicativo para Android e iOS ou site. Nele, é possível agendar o local, data e horário do exame, de acordo com a disponibilidade.
São 20 unidades de referência da Atenção Básica para atendimento a pacientes com suspeita de covid-19. O paciente só deve se dirigir até a unidade de testagem escolhida no dia e horário agendados. Caso ele tenha sinais de alerta de gravidade, os médicos e enfermeiros que fazem a teleorientação pelo Atende em Casa também podem sugerir que ele procure logo uma das unidades para uma consulta.
As policlínicas Amaury Coutinho, na Campina do Barreto, e Barros Lima, em Casa Amarela, ambas Zona Norte; Arnaldo Marques, no bairro do Ibura, na Zona Sul; e Agamenon Magalhães, em Afogados, na Zona Oeste; também estão realizando os testes nos pacientes com suspeita de covid-19 atendidos nas emergências (serviço de pronto atendimento).
Olinda
Em Olinda, a testagem é feita de forma gratuita no Centro de Referência Casos Leves, na Policlínica Barros Barreto, localizada na Praça do Carmo. O atendimento é feito das 8h às 17h e não precisa de agendamento. Basta ir ao local passar pela triagem.
Centro de convenções
O serviço é voltado para pessoas com sintomas da doença – leves ou graves –, e para aquelas que tiveram contato domiciliar com casos confirmados do novo coronavírus, apresentando ou não sintomas. Os atendimentos são realizados todos os dias da semana, das 8h às 17h, por demanda espontânea. Ou seja, não é preciso fazer marcação.
São oferecidas duas opções: o teste rápido, que sai em até 15 minutos após a coleta, e o exame molecular RT-PCR, cujo resultado é enviado por e-mail ou disponibilizado no local para retirada em até 72 horas
Endereço: Avenida Professor Andrade Bezerra, S/N, Salgadinho
Camaragibe
O município de Camaragibe iniciou uma ação de testagem no Parque Maria Amazonas, localizado na entrada do município. Trata-se de testes rápidos e qualquer pessoa adulta, apresentando sintomas ou não, pode se dirigir ao local portando documento de identificação para fazer o teste.
Segundo a prefeitura, serão ofertados cerca de 200 testes nesta ação e não há horário previsto para encerramento da ação. A prefeitura não informou qual será o procedimento adotado para possíveis diagnósticos positivos.
Jaboatão dos Guararapes
Os moradores de Jaboatão dos Guararapes podem encontrar os testes gratuitamente em três policlínicas w 16 Unidades de Saúde da Família (USF), mas também é preciso agendar antes. O agendamento deve ser feito por meio do número 99975-1640, do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde.
As policlínicas Manoel Calheiros, em Prazeres, Carneiro Lins, no Curado e Mariinha Melo, em Vila Rica, realizam o teste do tipo RT-PCR para pessoas com sintomas ou que irão se submeter a procedimentos cirúrgicos. Nas USF e no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) estão disponíveis os testes rápidos para pessoas que tiveram sintomas e que cumpriram a quarentena.
Ipojuca
O município de Ipojuca está realizando testagens do tipo RT-PCR. Para fazer o teste, é necessário entrar em contato com o Plantão Coronavírus, números disponibilizados pelo município para uma espécie de triagem. O cidadão deve ligar para o 99467-8194 (também disponível pelo WhatsApp) ou 0800 281 5161, que funciona todos os dias das 7h às 19h, e agendar o teste que é feito no Laboratório Municipal de Ipojuca, no centro da cidade.
O que diz a Secretaria Estadual de Saúde
Em nota, a SES-PE informou que, nas últimas semanas, o Governo de Pernambuco ampliou os critérios do público prioritário para a testagem para a Covid-19. Atualmente, pernambucanos que possuem sintomas da doença, mesmo que leves, ou aqueles que tiveram contato com casos confirmados, mesmo estando assintomáticos, podem realizar o teste.
Sobre o centro de testagem em funcionamento no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE), a SES-PE afirmou que tem trabalhado constantemente para qualificar o atendimento no local, destacando que pedestres que buscam o serviço também têm sido atendidos. Nas últimas semanas, o órgão afirmou que ter realizado ampliação da equipe de testagem e de digitação.
Contudo, o sistema online utilizado, de responsabilidade do Ministério da Saúde (MS), estaria apresentado instabilidade nas últimas semanas, o que compromete o atendimento aos usuários, segundo a SES-PE. A Secretaria afirma que, para não deixar de atender os que buscam o serviço, várias medidas preventivas têm sido implementados, como a restrição de entrada de novos carros na fila. A Secretaria ressaltou que, diariamente, vem realizando mais testes do que a capacidade inicial prevista para o local.
O órgão destaca que outros serviços de testagem que podem ser acessados pela população, como o Atende em Casa. O teste sem necessidade de marcação prévia também pode ser realizado no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa), que funciona de segunda a sexta, das 7h às 15h.
Comentários