Justiça determina afastamento de secretária de Saúde de Jupi por furar fila da vacinação contra a covid-19

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 04/02/2021 às 7:51
X

O juiz Paulo Ricardo Cassaro dos Santos, da comarca de Jupi, em decisão liminar, determinou o imediato afastamento da secretária de Saúde do município, Maria Nadir Ferro de Sá, do cargo.

Ela é acusada de ter recebido uma aplicação da vacina CoronaVac, em 19 de janeiro deste ano, mesmo sem pertencer a algum grupo prioritário determinado pelos Planos Nacional e Estadual de Vacinação.

LEIA TAMBÉM:

> Furar a fila da vacinação é crime e tem implicação penal

> ‘Fura-fila’ da vacinação contra a covid-19 poderá responder por até 14 crimes, diz Ministério Público de PE

O juiz acatou a uma ação civil pública de responsabilidade por ato de improbidade administrativa, ajuizada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

De acordo com a acusação, Maria Nadir Ferro de Sá ainda autorizou a vacinação do fotógrafo José Guilherme da Silva, que também não pertence a qualquer grupo prioritário.

“O perigo de dano resta claro diante do fato de que a pessoa diretamente incumbida de coordenar os trabalhos da municipalidade na prevenção e combate da Covid-19, naquele que talvez seja o ato mais importante da pandemia, qual seja, a vacinação, demonstrou tê-lo feito com desvio de finalidade”, alegou o juiz Paulo Ricardo Cassaro dos Santos.

LEIA TAMBÉM:

> Saiba como denunciar pela internet ‘fura-filas’ da vacina contra covid-19 no Recife

“Frise-se que não era necessário ter um grande conhecimento para saber que a imunização seria destinada aos profissionais da saúde e seriam limitadas, pois tais informações são veiculadas pela imprensa de forma massiva e, diga-se de passagem, não só no Brasil. A violação, portanto, foi deliberada e demonstra despreocupação com o patrimônio público e com a saúde da população de nossa cidade”, acrescentou o magistrado.

Tags

Autor