armas

Em dia de ataques às intituições, Bolsonaro foi presenteado pela Taurus com uma arma de grafeno, no RS

CEO Global da Taurus e reitor da Universidade de Caxias do Sul recebem presidente da República em abertura da 1ª Feira Brasileira do Grafeno

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 10/07/2021 às 11:49 | Atualizado em 10/07/2021 às 11:56
Notícia
X

O CEO Global da Taurus, Salesio Nuhs, e o reitor da Universidade de Caxias do Sul, Evaldo Antonio Kuiava, receberam nesta sexta-feira (09) o presidente da República, Jair Bolsonaro, na abertura da 1ª Feira Brasileira do Grafeno, que acontece até 16 de julho em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

Na abertura do evento, o CEO Global da Taurus entregou ao presidente Jair Bolsonaro um troféu com o protótipo da arma G3 utilizando grafeno em sua composição.

Bolsonaro também foi presenteado com um capacete de grafeno fabricado pela Taurus, que será usado na "motociata" prevista para este sábado (10/07) no Rio Grande do Sul.

Taurus/Divulgação
No evento do RS, Jair Bolsonaro foi presenteado com um capacete de grafeno fabricado pela Taurus, que será usado na "motociata" prevista para hoje (10/07) no Rio Grande do Sul. - Taurus/Divulgação

A abertura oficial do evento contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, além de diversas autoridades, que conheceram os projetos que estão sendo feitos com grafeno, material à base de carbono que a empresa diz estar revolucionando a indústria mundial, considerado um dos mais fortes e leves do mundo, tido como 200 vezes mais resistente que o aço e o mais fino que existe, entre outras propriedades.

Segundo Salesio Nuhs, a utilização do grafeno na produção de armas de fogo será uma revolução neste mercado e as pesquisas estão avançadas, com testes sendo realizados com bons resultados.

"O desenvolvimento de aplicações de grafeno nas armas de fogo será um divisor, um fato muito relevante para o mercado mundial de armas curtas. O principal pilar estratégico da Taurus é a pesquisa, desenvolvimento e inovação. Neste sentido, um dos grandes diferenciais é o nosso Centro Integrado de Tecnologia e Engenharia (CITE), que possibilita a empresa ter agilidade no desenvolvimento de produtos e tecnologia, sempre com foco nos desejos dos clientes e em linha com as mais avançadas soluções tecnológicas do mundo. A aplicação do grafeno elevará ainda mais a qualidade e eficiência na fabricação dos nossos produtos", afirma Nuhs, CEO Global da Taurus.

A empresa oficializou recentemente um convênio inédito com a Universidade de Caxias do Sul, para realizar pesquisa e desenvolvimento de armamentos com o material, através da UCSGRAPHENE, primeira planta de produção de grafeno em escala industrial da América Latina instalada por uma universidade e que faz parte do TecnoUCS - Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Segundo a empresa, a Taurus e os pesquisadores estão trabalhando em três cenários possíveis de aplicação do grafeno: nos revestimentos de peças utilizadas nas armas de fogo em substituição ao tratamento superficial, proporcionando menor desgaste, maior proteção contra corrosão e dissipação de calor mais rápida (necessária por conta do disparo da munição); nos equipamentos que produzem as peças, com a tecnologia Metal Injection Molding utilizada na fábrica da Taurus, que proporcionará um desgaste menor nos moldes e utilização de máquinas menores, com redução de custos e de investimentos para a empresa; e na mistura do grafeno com o polímero que traz vantagens como a diminuição de peso, aumento da resistência mecânica e da resiliência do material (com maior flexibilidade e, consequentemente, menor deformação).

A 1ª Feira Brasileira do Grafeno é uma iniciativa da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), Universidade de Caxias do Sul (UCS), UCSGRAPHENE, ZEXTECNANO e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Tags

Autor