ataque à democracia

'Não permitiremos que irresponsáveis tumultuem o Brasil', diz Consórcio Nordeste

Reação institucional tenta barrar avanço do autoritarismo às vésperas de manifestações contra as instituições da República

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 25/08/2021 às 15:34 | Atualizado em 25/08/2021 às 15:40
Notícia
X

Os governadores do Nordeste divulgaram uma nota nesta quarta-feira (25) pregando uma atuação firme da sociedade e das instituições “em defesa da legalidade e da paz”. A manifestação acontece a menos de duas semanas da mobilização golpista bolsonarista prevista para o 7 de setembro.

“Os governadores do Nordeste, reunidos em Natal (RN) nesta data, conclamam a sociedade e as instituições a uma atitude firme em defesa da legalidade e da paz. Somente assim, o Brasil terá condições de combater a inflação, o desemprego, e a pobreza, que crescem nos lares das famílias da nossa nação”, diz trecho da carta do Consórcio Nordeste.

“Reafirmamos que as instituições estaduais cumprirão a missão de proteger a ordem pública, e por isso mesmo, não participarão de qualquer ação que esteja fora da Constituição. Não permitiremos que irresponsáveis tumultuem o Brasil”, afirmam os governadores.

A carta é assinada pelos governadores Rui Costa (Bahia, PT), Wellington Dias (Piauí, PT), Camilo Santana (Ceará, PT), Flávio Dino (Maranhão, PSB), João Azevedo (Paraíba, Cidadania), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte, PT), Belivaldo Chagas (Sergipe, PSD), e pela vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB).

7 de setembro: Golpe?

A mobilização prevista para o 7 de setembro mobiliza bolsonaristas contra o Supremo Tribunal Federal. Bolsonaro, que deve estar presenciamente no ato, chegou a difundir mensagem nas redes que fala em “provável e necessário contragolpe”.

Após o cantor Sérgio Reis pregar em áudio vazado invasão do STF, nas milícias digitais se fala em invasão da Embaixada da China.

Policiais militares, inclusive um coronel da PM paulista, estão incentivando insubordinação por parte de suas tropas.

Internet/reprodução
Veja a carta dos governadores - Internet/reprodução
 

Tags

Autor