PROVA

Após declaração de Bolsonaro, idealizadora do Enem cobra investigação do presidente

Fala do presidente levanta questionamentos sobre o Exame Nacional do Ensino Médio

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 16/11/2021 às 14:35
Notícia
X

Repercute a fala de Jair Bolsonaro (sem partido) em Dubai sobre as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começarem a "ter a cara do governo" nesta edição. A idealizadora da prova, atualmente porta de entrada para universidades públicas, criticou o presidente e pediu investigação.

"Baseado em quê ele fez essa afirmação? Alguém vai ter que dizer o fundamento dessa afirmação. Tem que ter apuração jurídica", cobrou Maria Inês Fini, idealizadora do Enem e ex-presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), em entrevista concedida ao UOL News. O exame está marcado para os dia 21 e 28 de novembro.

Atualmente em Dubai, onde comparece a uma feira de negócios ao lado da comitiva brasileira, o presidente declarou: "Começam agora a ter a cara do governo as questões da prova do Enem. Ninguém está preocupado com aquelas questões absurdas do passado, de cair um tema de redação que não tinha nada a ver com nada. É realmente algo voltado para o aprendizado".

Essa, porém, não é a única polêmica envolvendo o Enem deste ano. É que, no início do mês, mais de 28 funcionários do Inep pediram exoneração dos seus cargos, alegando que as decisões não são tomadas utilizando critérios técnicos.

Tags

Autor