CUIDADOS

Zoológico cuida de aves marinhas resgatadas no Peru após derramamento de óleo

Animais ficam em um ambiente especial e são cuidados por veterinários que as banham com detergentes especiais para retirar o óleo

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 27/01/2022 às 17:47 | Atualizado em 27/01/2022 às 17:48
Notícia
X

Um zoológico de Lima está tentando salvar aves marinhas ameaçadas de extinção após um derramamento de petróleo na costa central do Peru, atribuído a uma tempestade causada por uma erupção vulcânica em Tonga.

Mais de 40 aves, incluindo os pinguins de Humboldt, uma espécie ameaçada de extinção, foram resgatadas por brigadistas em estado crítico das praias e reservas naturais dos distritos de Ventanilla, na província de Callao e Ancón, em Lima.

As aves banhadas em óleo foram levadas ao zoológico Parque das Lendas, no distrito de San Miguel, em Lima, onde zoólogos e veterinários lutam para salvar suas vidas e remover o óleo de sua plumagem.

"Estamos fazendo um esforço incansável. Não é uma coisa comum isso acontecer e tentamos fazer o melhor que podemos", afirmou a bióloga Liseth Bermúdez, do Parque das Lendas.

As aves ficam em um ambiente especial e são cuidadas por veterinários que as banham com detergentes especiais para retirar o óleo. Além disso, eles as alimentam, aplicam medicina preventiva com medicamentos antifúngicos e antibacterianos e as hidratam.

"Esta (ave) que estamos avaliando agora não está tão encharcada, mas vimos que perdeu sua impermeabilidade, baixa condição corporal e está desidratada, por isso merece, como todos os animais, um controle veterinário, preventivo manejo com antibióticos, antifúngicos, hidratação e vitaminas", disse a veterinária Giovanna Yépez.

"Nunca na história do Peru se viu uma situação semelhante. Não há precedente para um tipo de derramamento na costa peruana. Não acreditávamos que seria dessa magnitude", acrescentou Bermúdez.

O biólogo Guillermo Ramos, do Serviço Nacional de Florestas e Fauna Silvestre (Serfor), alertou que, se a mancha de óleo avançar e as ações não forem tomadas rapidamente, pássaros e animais marinhos continuarão morrendo.

PARQUE DE LAS LEYENDAS ZOO / AFP
Mais de 40 aves foram resgatadas por brigadistas em estado crítico das praias e reservas naturais dos distritos de Ventanilla - PARQUE DE LAS LEYENDAS ZOO / AFP
PARQUE DE LAS LEYENDAS ZOO / AFP
No Peru, mais de 150 espécies de aves dependem do mar para se alimentar e se reproduzir - PARQUE DE LAS LEYENDAS ZOO / AFP
PARQUE DE LAS LEYENDAS ZOO / AFP
Se a mancha de óleo avançar e as ações não forem tomadas rapidamente, pássaros e animais marinhos continuarão morrendo - PARQUE DE LAS LEYENDAS ZOO / AFP
PARQUE DE LAS LEYENDAS ZOO / AFP
Zoólogos e veterinários lutam para salvar a vida das aves e remover o óleo de sua plumagem - PARQUE DE LAS LEYENDAS ZOO / AFP

Ele indicou que esta semana os brigadistas da Serfor encontraram um número indeterminado de aves mortas e lontras marinhas nas praias e reservas naturais.

No Peru, mais de 150 espécies de aves dependem do mar para se alimentar e se reproduzir. As aves habitam os ilhéus, reservas naturais e ao longo da costa.

Juan Carlos Riveros, diretor científico da Oceana Peru, disse à imprensa que certos componentes do petróleo bruto, como os hidrocarbonetos aromáticos, podem afetar a reprodução dos animais e causar malformações embrionárias, especialmente em aves, peixes e até tartarugas.

Cerca de 6 mil barris de petróleo bruto foram derramados no mar em 15 de janeiro, enquanto um petroleiro desembarcava na refinaria La Pampilla, de propriedade da espanhola Repsol e localizada em Ventanilla, 30 km ao norte de Lima.

Segundo a empresa, o acidente ocorreu devido às ondas provocadas pela erupção vulcânica em Tonga, a cerca de 10.000 km.

"Estamos fazendo todo o possível, sem poupar gastos, para remediar todo esse desastre o mais rápido possível", disse Jaime Fernandez-Cuesta ao programa de domingo Punto Final na televisão Latina. "Nós não estávamos cientes da magnitude deste evento até que os hidrocarbonetos apareceram nas praias", acrescentou.

Com cartazes que diziam "Repsol assuma a culpa" e "O crime ecológico não ficará impune" dezenas de pessoas de grupos de defesa animal, pescadores e demais cidadãos realizaram um protesto neste domingo em frente à empresa Repsol no distrito de Ventanilla.

"O enorme impacto ecológico deste derramamento é sem precedentes", disse um estudante.

Tags

Autor