VERÃO

Cachorro na praia: saiba quais são os cuidados necessários para esse passeio

Saiba o que é necessário para garantir um passeio seguro

Imagem do autor
Cadastrado por

Paloma Xavier

Publicado em 28/01/2022 às 16:14
Notícia
X

Janeiro está acabando, mas o verão ainda vai durar mais um pouco. E nada combina mais com o verão do que praia, até mesmo para quem tem pet. Neste período do ano, é perceptível que a quantidade de pessoas acompanhadas de cães na praia aumenta. Entretanto, para levar o pet para esse ambiente, é preciso tomar alguns cuidados.

Pode levar cachorro para a praia?

Antes de planejar um passeio com seu cão, é preciso saber se a praia permite a presença dos pets.

Em algumas, o acesso dos bichinhos é proibido. Em outras, os cachorros até podem ir, mas têm que ficar no colo do tutor ou só podem ir em determinados horários.

Quais são os principais cuidados com cachorros na praia?

O primeiro cuidado fundamental para levar seu cachorro à praia é garantir um protetor solar específico para o pet. Assim como os humanos, os bichinhos também precisam se proteger do sol.

Vale ressaltar que os cães não podem usar o mesmo protetor solar que o tutor, existem produtos específicos que são recomendados para os pets.

“É importante alertar que os produtos que devem ser usados nos animais são os específicos para eles. Não é recomendado usar protetor solar humano para os bichinhos”, afirma a médica veterinária da Mundo Pet, Karina Melo.

De acordo com a especialista, existem áreas específicas onde se deve aplicar o protetor solar no animal: “O produto deve ser aplicado nas regiões onde há menos pelo e naquelas também em que se observar que o animal estará mais exposto aos raios solares”

Focinho, orelhas, região ao redor dos olhos são as áreas prioritárias onde deve ser aplicado o protetor solar com fator 50.

A reposição do protetor solar deve ser feita de duas em duas horas, ou três horas, no máximo, para garantir que o cão esteja protegido durante o período em que estiver aproveitando a praia com a família.

Os animais com pelos mais claros e brancos devem ter atenção redobrada quanto ao uso protetor solar, que deve ser aplicado inclusive nos horários em que o passeio do dia a dia ocorrer no período de exposição solar mais forte.

Karina Melo ressalta a importância de manter o animal abrigado, na sombra, embaixo de um guarda-sol, e sempre oferecer água para que ele fique hidratado.

Além da aplicação do protetor solar, outro cuidado que pode ser adotado pelo tutor do animal é colocar uma camisa de filtro UV específica para pets como reforço da proteção contra os raios solares.

A veterinária recomenda também que a ida à praia ocorra nos horários em que o sol não está tão quente: “É bom evitar levar o animal no período das 10h às 14h. Assim como devem evitar também fazer os passeios diários nesses horários”.

Segundo Karina, além do perigo da exposição solar, os animais podem queimar as patas com o chão quente.

A exposição demasiada aos raios solares pode causar câncer de pele nos animais. Então, a atenção deve ser redobrada aos pets criados no quintal da casa. Se houve qualquer alteração observada na pele do animal, a orientação é levar o bichinho para uma avaliação no veterinário.

O planejamento não acaba aí: o tutor precisa visitar um veterinário para assegurar que o cão está com a saúde em dia e liberado para viajar. Se as vacinas não estiverem em dia, o pet pode estar exposto a vírus e bactérias e adoecer.

Se tudo tiver certo, o último passo é garantir uma coleira com identificação, endereço e telefone do tutor. Assim, caso o cão acabe se perdendo, fica mais fácil de encontrá-lo.

É importante passear com o cão sempre preso à guia para evitar esse tipo de situação e outras que arrisquem a segurança do pet, do tutor e dos turistas.

Os cuidados se estendem até depois da saída da praia, diz Karina. “O ideal é levar o cachorro para um banho completo no pet shop. Mas quem fizer esse processo de higiene pós praia em casa, é preciso usar os produtos corretos que vão auxiliar na limpeza do sal e areia que ficam no corpo do pet”, explica a médica veterinária.

Tags

Autor