BANHO DE SOL

Por que os cães gostam de ficar no sol?

Saiba por que esses pets adoram ficar no sol

Imagem do autor
Cadastrado por

Paloma Xavier

Publicado em 05/01/2022 às 19:16 | Atualizado em 06/01/2022 às 17:31
Notícia
X

Basta surgir um pouquinho de sol que eles já vão correndo. Se você for tutor de um cão, deve ter percebido o comportamento. Talvez até se perguntado: “Por que cachorros gosta tanto de ficar no sol?”. Saiba por que esses pets adoram ficar no sol.

Assim como os humanos precisam se expor pelo menos um pouco ao sol para absorver vitamina D, os cães também se beneficiam dos raios solares. Eles também precisam da vitamina para garantir seu bem-estar.

Logo cedo os pets percebem que os raios solares são benéficos para o seu organismo, por isso procuram passar um tempo em lugares claros e abertos.

Além de diminuir o frio, um tempo no sol pode proporcionar outra vantagem: afastar a dor. No frio, o desconforto nos músculos e ossos é maior, por isso o calor é ainda mais aconchegante.

O cachorro precisa de vitamina D?

Assim como os seres humanos, os cães também precisam de vitamina D. Na verdade, eles até têm um estímulo natural que faz com que eles procurem o sol por causa da vitamina.

A vitamina D é responsável pela saúde dos ossos e pelo fortalecimento dos dentes do pet. Apesar desse benefício, o tutor precisa estar atento aos banhos de sol do cão e tomar alguns cuidados.

Banho de sol para cachorros e cuidados

Uma precaução que os humanos tomam que deve ser estendida para os cachorros é evitar a exposição ao sol das 10h às 16h. Neste horário, o calor e a exposição aos raios solares são maiores. Passeios durante esse intervalo também devem ser evitados.

Se a sua casa tem quintal ou muitas janelas e o cão vive solto, uma alternativa é passar protetor solar nas partes sensíveis do pet - barriga, orelhas e patas. E não pode ser com o seu protetor: use um específico para cães.

Por que cachorro gosta de dormir no sol?

Além do instinto que faz com que os cães busquem por cantinhos ensolarados, também há uma resposta ao quentinho agradável desse ambiente. A sensação de relaxamento do pet estimula a serotonina, que por sua vez estimula o bem-estar e a qualidade de sono do bichinho. Por isso muitas vezes o cão tira um cochilo no sol.

Que cuidados devo tomar com o cachorro na praia?

Uma boa viagem requer planejamento. E se o tutor deseja levar o pet, o planejamento tem que ser ainda mais cuidadoso.

Primeiro é preciso avaliar o destino e se o espaço onde vão ficar é pet friendly - ainda existem praias que proíbem animais.

O planejamento não acaba aí: o tutor precisa visitar um veterinário para assegurar que o cão está com a saúde em dia e liberado para viajar. Se as vacinas não estiverem em dia, o pet pode estar exposto a vírus e bactérias e adoecer.

Se tudo tiver certo, o último passo é garantir uma coleira com identificação, endereço e telefone do tutor. Assim, caso o cão acabe se perdendo, fica mais fácil de encontrá-lo.

É importante passear com o cão sempre preso à guia para evitar esse tipo de situação e outras que arrisquem a segurança do pet, do tutor e dos turistas.

Tags

Autor