ESPÉCIE

Saiba qual é a maior aranha do mundo e onde encontrá-la

Aracnídeo pode chegar ao tamanho de um filhote de cachorro

Imagem do autor
Cadastrado por

Paloma Xavier

Publicado em 02/02/2022 às 15:08 | Atualizado em 02/02/2022 às 15:11
Notícia
X

Se pequenas aranhas dão medo em algumas pessoas, imagine uma aranha que tem o tamanho de um filhote de cachorro. Isso mesmo, aranhas podem chegar a ter uma envergadura de 30 cm e um corpo com 13 cm de comprimento.

A aranha-comedora-de-pássaros, também conhecida como aranha-golias, foi eleita pelo Guinness World Records (Livro dos Recordes) como a maior aranha do mundo. O aracnídeo pode chegar a ter uma envergadura de 30 cm, corpo com 13 cm de comprimento e pesar até 175 gramas.

Onde vive a aranha-golias-comedora-de-pássaros?

O animal pode ser encontrado nas florestas tropicais do Brasil, Venezuela, Guiana e Suriname.

Se você está no grupo de pessoas que têm medo de aranha, não se preocupe com a possibilidade de topar com uma aranha-comedora-de-pássaros no dia. Da família da Tarântula, o aracnídeo vive em tocas profundas em florestas quentes e úmidas, como a floresta amazônica.

Esses animais têm hábitos noturnos e as fêmeas da espécie podem viver até os 25 anos.

O que a aranha-golias-comedora-de-pássaros come?

Apesar de receberem o nome “comedoras de pássaros”, essas aranhas têm uma dieta composta principalmente de sapos, minhocas e outros insetos. Elas até conseguem matar uma ave, mas dificilmente encontram algum pássaro no solo.

Entretanto, as aranhas-golias costumam matar filhotes de aves e podem até perfurar os ovos para beber o conteúdo, caso encontrem um ninho no caminho.

Wikimedia Commons
A espécie pode chegar a ter uma envergadura de 30 cm e um corpo com 13 cm de comprimento - Wikimedia Commons

A aranha-golias-comedora-de-pássaros é perigosa?

Essa espécie conta com três métodos de proteção contra ataques de eventuais predadores. Quando sentem que correm perigo, as aranhas-golias emitem sons bem semelhantes ao que ouvimos quando puxamos um velcro.

Se o inimigo não se assustar, o aracnídeo libera uma nuvem de pelos minúsculos farpados que são capazes de perfurar as mucosas e olhos do predador.

E os métodos de proteção não acabam por aí: como último recurso, aranha-comedora-de-pássaros coloca em ação suas presas de cinco centímetros, que são fortes o suficiente para perfurar o osso do crânio de um rato.

Divulgação/Eliza Sena
O animal pode ser encontrado nas florestas tropicais do Brasil, Venezuela, Guiana e Suriname - Divulgação/Eliza Sena

Outro fato curioso sobre a espécie é que se esse aracnídeo perder um de seus membros durante uma luta contra um predador, ele consegue regenerar os membros que perdeu ou até mesmo os que foram lesionados ao longo da vida.

Ainda com medo da aranha-comedora-de-pássaros? Pode ficar tranquilo: apesar desse aracnídeo ter um veneno muito potente para se defender dos seus predadores naturais, ele não oferece grandes riscos para o ser humano.

Posso criar uma aranha-golias-comedora-de-pássaros?

Para os amantes de animais exóticos que pensam em criar uma aranha-comedora-de-pássaros, aí vai um alerta: essa espécie não é recomendada para iniciantes. Esse aracnídeo é um animal difícil de lidar.

Além de demandar um espaço apropriado, alimentação e demais cuidados com a vida, os pelos da aranha-golias podem causar irritação na pele. A limpeza após a troca de pele também é um ponto delicado.

Mas, se ainda assim, o potencial tutor pensa em criar uma aranha-comedora-de-pássaros, a orientação é procurar um local autorizado para a venda - muitas pessoas comercializam o aracnídeo exótico ilegalmente.

Os criadouros legais têm licença e cadastro no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Tags

Autor