FELINO

Conheça Batman, a jaguatirica do Parque Dois Irmãos

Espécie está entre as ameaçadas de extinção

Imagem do autor
Cadastrado por

Paloma Xavier

Publicado em 10/02/2022 às 14:55 | Atualizado em 10/02/2022 às 14:57
Notícia
X

O Parque Estadual de Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife, é conhecido por abrigar animais de várias espécies, além de ser jardim botânico, zoológico e reserva ambiental. No espaço vivem aproximadamente 430 animais, sendo 57 integrantes de listas dos ameaçados de extinção. Um dos animais na lista de ameaçados é a jaguatirica Batman.

Batman rouba a cena no parque por destoar de animais que muitas pessoas estão acostumadas a ver. O padrão da sua pelagem, suas manchinhas rosetas, o diferem dos outros animais - como leões e tigres.

Apesar de ter 16 anos, o felino tem disposição e saúde de um “adolescente”. As jaguatiricas vivem cerca de 18 anos.

De acordo com o parque, Batman tem um dente de titânio e detesta comer fígado. Além disso, a jaguatirica ama receber presentes surpresa da equipe técnica do local.

Jaguatirica

A jaguatirica (Leopardus pardalis) é uma espécie de felino encontrada apenas no continente americano - desde o sul dos EUA (Texas) até o norte da Argentina. No Brasil, a espécie habita em todas as regiões, com exceção do sul do Rio Grande do Sul. Elas vivem savanas, pantanal, caatinga, cerrado, mangues e florestas tropicais e subtropicais.

Estes felinos medem, na fase adulta, entre 68 cm e 100 cm. Seu peso pode variar entre 8 kg e 16 kg.

Lu Rocha/Semas PE
Batman é uma jaguatirica considerada idosa, já que tem 16 anos - Lu Rocha/Semas PE

Os animais dessa espécie são de hábito noturno e possuem grande habilidade para subir em árvores e nadar.

A jaguatirica está na lista dos animais em extinção desde o final da década de 1980. Dependendo da localização, o animal está nas categorias “pouco preocupante”, “vulnerável” e “criticamente em perigo”, de acordo com a União Internacional para Conservação da Natureza (UICN). Na América do Norte, por exemplo, a espécie já foi extinta.

Um dos principais motivos da extinção das jaguatiricas é o grande interesse comercial por sua pele, que está muitas vezes relacionado ao tráfico de animais. Vale lembrar que o tráfico de animais é considerado ilegal.

Outras causas para o animal estar ameaçado é são a falta de alimentos e o desmatamento.

Tags

Autor