Conheça Batman, a jaguatirica do Parque Dois Irmãos
Espécie está entre as ameaçadas de extinção
O Parque Estadual de Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife, é conhecido por abrigar animais de várias espécies, além de ser jardim botânico, zoológico e reserva ambiental. No espaço vivem aproximadamente 430 animais, sendo 57 integrantes de listas dos ameaçados de extinção. Um dos animais na lista de ameaçados é a jaguatirica Batman.
Batman rouba a cena no parque por destoar de animais que muitas pessoas estão acostumadas a ver. O padrão da sua pelagem, suas manchinhas rosetas, o diferem dos outros animais - como leões e tigres.
Apesar de ter 16 anos, o felino tem disposição e saúde de um “adolescente”. As jaguatiricas vivem cerca de 18 anos.
De acordo com o parque, Batman tem um dente de titânio e detesta comer fígado. Além disso, a jaguatirica ama receber presentes surpresa da equipe técnica do local.
Jaguatirica
A jaguatirica (Leopardus pardalis) é uma espécie de felino encontrada apenas no continente americano - desde o sul dos EUA (Texas) até o norte da Argentina. No Brasil, a espécie habita em todas as regiões, com exceção do sul do Rio Grande do Sul. Elas vivem savanas, pantanal, caatinga, cerrado, mangues e florestas tropicais e subtropicais.
Estes felinos medem, na fase adulta, entre 68 cm e 100 cm. Seu peso pode variar entre 8 kg e 16 kg.
Os animais dessa espécie são de hábito noturno e possuem grande habilidade para subir em árvores e nadar.
A jaguatirica está na lista dos animais em extinção desde o final da década de 1980. Dependendo da localização, o animal está nas categorias “pouco preocupante”, “vulnerável” e “criticamente em perigo”, de acordo com a União Internacional para Conservação da Natureza (UICN). Na América do Norte, por exemplo, a espécie já foi extinta.
Um dos principais motivos da extinção das jaguatiricas é o grande interesse comercial por sua pele, que está muitas vezes relacionado ao tráfico de animais. Vale lembrar que o tráfico de animais é considerado ilegal.
Outras causas para o animal estar ameaçado é são a falta de alimentos e o desmatamento.