Baby shark

Ovo de tubarão é encontrado em Fernando de Noronha por pescador

O ovo de tubarão, considerado raro pelos cientistas, é encontrado pela segunda vez em menos de um mês na ilha

Imagem do autor
Cadastrado por

Raianne Romão

Publicado em 15/09/2021 às 10:35 | Atualizado em 15/09/2021 às 10:54
Notícia
X

Imagina estar mergulhando no mar e encontrar um ovo de tubarão? Foi exatamente o que aconteceu com um pescador na região do Morro São José na última terça-feira (14).

Erivaldo Alves Silva, 43, conhecido como Nego Noronha, é surfista e pescador e estava mergulhando quando encontrou o ovo. “Eu mergulhava para capturar polvo, quando vi um material que boiava e fiquei curioso. Não fazia ideia do que se tratava. Ao chegar mais perto, percebi que era um ovo de tubarão”, contou o pescador ao G1 Pernambuco.

O surfista disse também que nunca tinha encontrado um ovo de tubarão e, após o singular encontro, deixou a cápsula bolsa de sereia (como também pode ser chamado) no mar.

 

Nego Noronha/Acervo pessoal
O pescador afirmou que estava atrás de um polvo quando viu o ovo boiando e ficou curioso - Nego Noronha/Acervo pessoal

Antes de Nego Noronha, o ovo tinha sido visto há cerca de 3 semanas atrás, no dia 26 de agosto. O fotógrafo Renato Magalhães encontrou a cápsula na Ilha Rata.

Para Léo Veras, engenheiro de pesca e especialista em tubarões, ambos os ovos foram são da espécie tubarão-lixa. Para Veras, esse segundo caso é uma evidência de que a população de tubarões está crescendo na ilha.

"O tubarão-lixa, felizmente, deixa esse rastro de reprodução. A repetição do avistamento é positiva [e mostra que a política de] conservação está funcionando bem. Nos lugares onde existem muitos predadores, como tubarões, a base da cadeira alimentar está saudável”, explicou o especialista.

Mas afinal, como os tubarões nascem? 

Os tubarões libertam-se dos ovos, tentando alcançar o maior nível de desenvolvimento até os baby sharks estarem prontos para nascer. "Em cada gestação, podem nascer de 20 a 30 filhotes. Os tubarões eclodem do ovo ainda dentro da fêmea. Os tubarões-lixas nascem com cerca de 30 centímetros de comprimento, é quando a fêmea expele o ovo”, explicou Léo Veras.

Tags

Autor