Blog O Viral
O Viral

Se tem um repórter que não vive sem pauta, é o Viral. De notícias curiosas às novidades do seu seriado ou filme favorito, tá tudo aqui.

VER PERFIL
DINOSSAURO

Pesquisadores descobrem nova espécie de pterossauro no Nordeste

Primos dos dinossauros, eles tinham grande crista no topo da cabeça.

Manuel Dias
Publicado em 20/09/2021 às 15:49 | Atualizado em 21/09/2021 às 17:10
UFPE/Divulgação
Fóssil do réptil alado pré-histórico foi encontrado em Exu, na Chapada do Araripe - FOTO: UFPE/Divulgação

Quem nunca assistiu o filme Jurassic Park e ficou encantado com as maravilhas dos dinossauros? Quem pensa que é só ficção está muito enganado, já que um grupo de pesquisadores do Rio Grande do Sul e do Museu Nacional do Rio de Janeiro descobriram uma nova espécie do pterossauro, no Nordeste.

A nova espécie é prima dos dinossauros e, de acordo com os estudiosos, teria vivido há cerca de 120 milhões de anos. Além disso, os pterossauros foram os primeiros animais vertebrados a voarem. De acordo com uma das autoras do estudo, Gabriela Menezes, o animal faz parte do grupo dos tapejarídeos.

Veja o vídeo:

''O novo bicho, assim como os demais tapejarídeos, também possuía uma bizarra crista óssea no topo do crânio. Nossa melhor hipótese é a de que o animal usava a estrutura para atrair parceiros e se comunicar com outros da mesma espécie'', afirmou em entrevista ao portal G1.

Na Chapada do Araripe, que fica nas divisas do Ceará, Pernambuco e Piauí, é onde se concentra a maior quantidade de fósseis de pterossauros.