DINOSSAURO

Pesquisadores descobrem nova espécie de pterossauro no Nordeste

Primos dos dinossauros, eles tinham grande crista no topo da cabeça.

Imagem do autor
Cadastrado por

Manuel Dias

Publicado em 20/09/2021 às 15:49 | Atualizado em 21/09/2021 às 17:10
Notícia
X

Quem nunca assistiu o filme Jurassic Park e ficou encantado com as maravilhas dos dinossauros? Quem pensa que é só ficção está muito enganado, já que um grupo de pesquisadores do Rio Grande do Sul e do Museu Nacional do Rio de Janeiro descobriram uma nova espécie do pterossauro, no Nordeste.

A nova espécie é prima dos dinossauros e, de acordo com os estudiosos, teria vivido há cerca de 120 milhões de anos. Além disso, os pterossauros foram os primeiros animais vertebrados a voarem. De acordo com uma das autoras do estudo, Gabriela Menezes, o animal faz parte do grupo dos tapejarídeos.

Veja o vídeo: 

''O novo bicho, assim como os demais tapejarídeos, também possuía uma bizarra crista óssea no topo do crânio. Nossa melhor hipótese é a de que o animal usava a estrutura para atrair parceiros e se comunicar com outros da mesma espécie'', afirmou em entrevista ao portal G1.

Na Chapada do Araripe, que fica nas divisas do Ceará, Pernambuco e Piauí, é onde se concentra a maior quantidade de fósseis de pterossauros.

Tags

Autor