Gravidez

Bebê é retirada do útero para fazer cirurgia e recolocado de volta

Lynlee Boemer teve que ser operada antes do fim da gestação ao ser diagnosticada com tumor grave

Imagem do autor
Cadastrado por

Maria Luísa Fernandes

Publicado em 22/10/2021 às 13:40
Notícia
X

Lynlee Boemer foi diagnosticada com um teratoma sacrococcígeo crescendo em sua coluna, mais precisamente na região do cóccix. Ele é considerado benigno e um dos tipos de tumores mais comuns encontrados em bebês, mas ainda é bastante raro, ocorrendo em 1 a cada 35 mil gestações.

O tumor encontrado na menina se encontrava em um nível preocupante, elevando completamente o risco de uma falência cardíaca.

Segundo palavras do médico nigeriano Oluyinka Olutoye, que fez o procedimento, o caso de Lynlee era sério e o tumor já podia ser visto com apenas 16 semanas de gestação.

O método encontrado por Margaret Boemer, mãe do bebê, e seu marido, para a solução da condição da sua filha, era fazer uma cirurgia fetal. O processo seria de retirada da criança do útero para ter a maior parte do seu tumor removida, e então o bebê iria ser colocado de volta com o fim do procedimento.

A cirurgia foi realizada com sucesso no Hospital Infantil do Texas, localizado nos Estados Unidos. "Foi um privilégio e uma honra estar envolvido em algo que as pessoas nem sabem que é possível", disse Oluyinka. E segundo o médico, as mães que são as verdadeiras heroínas por colocarem seu corpo em risco em nome de suas crianças. 

Com exatamente 8 dias de vida, a criança chegou a passar por mais uma cirurgia para remover o que restava do tumor.

Hoje, Lynlee está com 1 ano e 8 meses. A mãe conta que a menina se encontra muito bem, mas que procedimentos ainda precisam ser feitos. Ela acrescenta que isso vai seguir pelo resto da vida da criança, porque o tumor pode voltar, então é necessário ficar sempre em observação.

Tags

Autor