História assombrada

Assombrações pernambucanas: A lenda por trás da Praça Chora Menino

História tem possível origem em um massacre ocorrido em abril de 1831, reinado de Dom Pedro I

Imagem do autor
Cadastrado por

Maria Luísa Fernandes

Publicado em 29/10/2021 às 11:56 | Atualizado em 31/10/2021 às 12:48
Notícia
X

A Praça Chora Menino fica localizada no bairro da Boa Vista, uma das áreas mais movimentadas do Recife, capital pernambucana. O local ficou conhecido por ter sido cenário de uma grande tragédia durante o reinado de Dom Pedro I, em abril de 1831. A crise gerada pela monarquia atingia todo o país, mas foi em Recife que ocorreu uma batalha sangrenta.

Soldados e civis cometeram todo tipo de atrocidade, assassinando centenas de moradores, entre eles, muitas crianças. As ruas então ficaram repletas de corpos, e muitos deles, foram enterrados nas terras do velho Sítio do Mondego, onde hoje é localizada a Praça Chora Menino.

O nome do local vem de relados que começaram a circular tempos depois do episódio sangrento. Era dito que quem passasse tarde da noite perto da praça, podia escutar sempre um choro de um menino. Claro que tentaram dar explicações "científicas". Mas há gente que ouviu esses lamentos assombrados e se nega a acreditar nessas teorias.

Dizem que até hoje, se prestarmos muita atenção, podemos escutar os soluços e lamentos das pequenas vítimas do massacre.

Lenda da Praça Chora Menino: 

Tags

Autor