Ato de heroísmo!

Vídeo: Garçom e agente da PRF salvam vida de cliente que engasgou com comida

O vídeo que registrou o momento viralizou nesta semana nas redes sociais

Imagem do autor
Cadastrado por

Do jornal O Povo para a Rede Nordeste

Publicado em 01/12/2021 às 21:08 | Atualizado em 01/12/2021 às 21:13
Notícia
X

Na última sexta-feira (26), um agente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e um garçom de um restaurante localizado às margens da BR-116, em São Paulo, salvaram vida de um cliente de 38 anos após este se engasgar com a comida. Veja o vídeo abaixo:

O vídeo que registrou o momento viralizou nesta semana nas redes sociais. Os dois realizaram a manobra de 'Heimlich', aplicada em situações onde ocorre a obstrução das vias aéreas causada por engasgos com alimentos sólidos, ou objetos - como por exemplo, moedas.

No momento em que recebeu o socorro, a vítima estava sem os sinais vitais. Agora, após o ocorrido, o cliente passa bem e não teve nenhuma sequela.

A ação realizada pelo garçom e pelo policial foi importante pois, nesse caso, a vítima poderia ter morrido por asfixia. A manobra de Heimlich, que salvou a vida do cliente, pode ser feita por qualquer pessoa que tenha acesso às técnicas de primeiros socorros.

Como agir nesses casos?

Para realizar a manobra de Heimlich é preciso utilizar as mãos para realizar uma pressão no diafragma da pessoa engasgada, isso forçará uma tosse, fazendo que o alimento ou objeto, seja expulso das vias aéreas. Entenda:

Posicione-se atrás da pessoa engasgada e a envolva com os braços;
Com as mãos fechadas, direcione os movimentos contra a “boca do estômago” da vítima, localizado entre o umbigo e a caixa torácica, denominada região epigástrica;
Posicione firmemente sua mão em cima da que está em contato com o abdômen da pessoa, depois faça movimento de erguê-la do chão.

 

Tags

Autor