Curiosidade

Baleia com quatro patas é descoberta por especialistas

Segundo os cientistas, o animal é de uma espécie nunca vista antes e tem o crânio muito parecido com um deus egípcio

Imagem do autor
Cadastrado por

Maria Luísa Fernandes

Publicado em 07/12/2021 às 12:15 | Atualizado em 07/12/2021 às 12:16
Notícia
X

Alguns cientistas do Egito conseguiram identificar uma espécie completamente desconhecida de baleia, com quatro patas que viveu 43 milhões de anos atrás. O animal é de uma espécie inédita e tinha o seu crânio bastante parecido com o do deus egípcio da morte: Anúbis. 

Essa impressionante espécie descoberta por especialistas ganhou o nome de: Phiomicetus Anubis. Esse nome faz referência para a entidade com a cabeça de chacal. O animal pré-histórico pesava cerca de 600 quilos e tinha três metros de comprimento. Além disso, a mandíbula dessa baleia tinha força o suficiente para capturar as suas presas. 

Reprodução/Pixabay
Imagens do deus dos mortos: Anúbis - Reprodução/Pixabay

A espécie Phiomicetus Anubis foi alvo de um estudo publicado em 25 de agosto de 2021, na revista científica Proceedings of the Royal Society B. 

Completamente diferente das outras baleias que estamos acostumados, essa espécie tinha uma habilidade bastante diferente. Com suas quatro patas bem peculiares, ela conseguia andar na terra e também nadar.

O fóssil desse animal foi encontrado na depressão de Fayum, localizado no Egito. Também chegou a ser analisado por cientistas da Universidade de Mansoura. A área em que foi encontrado já se encontra deserta, mas foi coberta pelo mar e é considerado uma rica fonte de fósseis.

Apesar de não ser a primeira vez em que o fóssil de uma baleia com pernas foi encontrado, acredita-se que o Phiomicetus Anubis seja o tipo mais antigo de baleia semi-aquática a ser descoberto na África. 

Os cientistas acreditam que as primeiras baleias tenham se desenvolvido no sul da África, há cerca de 50 milhões de anos.

No ano de 2011, uma equipe de paleontólogos no Peru fez a descoberta de um fóssil de baleia de 43 milhões de anos, com quatro patas, pés palmados e até mesmo cascos.

Informações: Ambiente Brasil.

Curte curiosidades? Se liga nessas:

Conheça a 'galinha gótica', que é 100% preta, desde as penas até os órgãos e ossos

VÍDEO: Jacaré de dois metros é encontrado em estacionamento de shopping

Funcionários de supermercado participam de ação de Natal e vídeo viraliza; veja

OLHA QUE INCRÍVEL!!! Água-viva fantasma gigante é flagrada flutuando no oceano profundo; veja vídeo

Tags

Autor