Ilha do Retiro comemora 84 anos de fundação. Relembre momentos marcantes da história do estádio.
A partida de hoje entre Sport x Palmeiras marcará o aniversário de 84 anos da Ilha do Retiro.
Foi num distante 4 de julho de 1937 que Sport e Santa Cruz inauguraram um dos estádios que viria a se tornar um dos mais icônicos do futebol brasileiro: a Ilha do Retiro. Neste domingo (4), a casa rubro-negra comemora 84 anos de fundação.
Um senhora quase centenária, a Ilha já viveu momentos históricos. Logo em seu primeiro jogo, o Leão venceu a Cobra Coral por 6x5, um prenúncio de glórias que viria nos próximos anos. Relembre cinco momentos marcantes que o estádio já presenciou:
Jogo de Copa do Mundo
Na Copa do Mundo de 1950, a Ilha do Retiro foi sede de uma partida do torneio que acabou com o título do Uruguai em cima do Brasil, no lendário "Maranaço". Em 2 de julho daquele ano, o Chile venceu os Estados Unidos por 5x2.
Maior público
Se hoje a Ilha do Retiro tem capacidade de 29.000 pessoas, conforme autorização dos bombeiros, seu maior público foi exatamente o dobro disto. Em 7 de junho de 1998, pela final do Campeonato Pernambucano, Sport e Porto recebeu 58.875 pessoas para ver o Leão ser campeão daquele Estadual.
Seleção Brasileira na Ilha
Não foram jogos oficiais, mas a Seleção Brasileira já pisou duas vezes na Ilha do Retiro. Foram em dois amistosos contra a Seleção Pernambucana. O primeiro jogo aconteceu em 1956, com a Canarinho vencendo por 2x0, e o segundo foi em 1969, numa goleada brasileira por 6x1.
Decisões Nacionais
A Ilha do Retiro já foi palco de quatro decisões nacionais. Não estamos falando apenas das decisões dos títulos marcantes do Campeonato Brasileiro de 1987 e da Copa do Brasil de 2008. Em 1967, o Náutico jogou no Adelmar da Costa Carvalho pelo jogo de ida da Taça Brasil contra o Palmeiras. Na ocasião, os paulistas venceram por 3x1. Além disso, em 1989, o Sport fez o jogo de ida da final da Copa do Brasil contra o Grêmio e empatou por 0x0.
Maior goleada
14x0. Esse foi o placar mais elástico que as arquibancadas da Ilha do Retiro já viram. O fato aconteceu em 7 de abril de 1976, quando o Sport goleou o extinto Santo Amaro pelo Campeonato Pernambucano.
Maior artilheiro
Se hoje o Sport vive uma escassez de um grande artilheiro, o mesmo não podia se dizer nas décadas de 1950 e 1960, quando Traçaia era o rei da Ilha. O jogador marcou 114 gols jogando na casa rubro-negra, sendo, até hoje, o maior artilheiro do estádio.
Batismo
Ainda levando apenas “Ilha do Retiro” como nome, o estádio rubro-negro iria homenagear um grande rubro-negro. Durante a segunda reforma que o campo recebeu, durante o ano de 1953, e visando o cinquentenário do Clube, Adelmar da Costa Carvalho foi um dos que mais ajudaram financeiramente a reforma e, por isso, o estádio passou a levar seu nome. Na ocasião, foram construídos um poço artesiano, campo de treinamento, bilheteria, ampliação de arquibancada e nova instalação de iluminação.