TORCIDA X PANDEMIA

FPF planeja retorno da torcida a partir de outubro, diz presidente do Caruaru City

Retorno aos estádios foi assunto na reunião entre a FPF e representantes da Série A2 do Campeonato Pernambucano realizada na última terça-feira (6)

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Túlio Feitosa, Túlio Feitosa

Publicado em 07/07/2021 às 12:46 | Atualizado em 07/07/2021 às 12:50
Notícia
X

Ainda em plena de pandemia da Covid-19, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) voltou a estudar formas de trazer o torcedor de volta para os estádios. O tema foi debatido em reunião entre a entidade e representantes dos clubes da Série A2 do Campeonato Pernambucano, realizada nessa terça-feira (6). A informação foi apurada pela reportagem do Blog do Torcedor em contato com Evandro Marinho, presidente do Caruaru City, que esteve presente na reunião da FPF.

"Está sendo desenvolvido um passaporte de saúde em Afogados (da Ingazeira) para eventos sociais, como foi feito em outros países. E, segundo a Federação, foi encaminhado para a CBF. Também com a previsão do avanço das vacinas, a partir da metade de outubro a gente já consiga ter uma parte de público no estádio", disso o dirigente do clube caruaruense.

O retorno do público seria feita em conta-gotas, conforme a vacina for avançando, na Série A2, Sub-20 e outras competições menores em Pernambuco. Segundo fontes ligadas aos clubes da segunda divisão do Campeonato Pernambucano, há uma articulação da FPF com o Governo do Estado para que esse processo entre em andamento.

A última partida com torcida no futebol pernambucano foi no dia 14 de maio de 2020. O Náutico jogava contra o Fortaleza pela fase de grupos da Copa do Nordeste. Na arquibancada, já se via alguns torcedores usando máscara como prevenção ao Coronavírus.

Também em contato com o Blog do Torcedor, o diretor de competições da FPF, Gustavo Sampaio, negou as previsões do retorno da torcida aos estádios para outubro. Segundo o diretor, como a situação da pandemia no Estado é muito dinâmico, ele prefere manter uma posição mais conservadora e não definir nenhuma posição sobre esse retorno.

"Eu prefiro nem fazer essa previsão, porque a gente não tem como controlar isso. Então não posso afirmar que tem 'a previsão' para outubro ou novembro. Eu não tenho esse poder. Eu prefiro manter essa política de 'pés no chão'. A gente vai de acordo com o que vai acontecendo e vamos montando esse planejamento", ressaltou Gustavo Sampaio. "Por hora, de concreto, a gente não tem (uma previsão definida para o retorno). É isso que eu posso afirmar", completou.

Covid-19 em Pernambuco

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), 2.147 novos casos de Covid-19 foram registrados até a tarde dessa terça-feira (6). No total, Pernambuco totaliza 561.505 casos confirmados da doença, sendo 50.152 graves e 511.353 leves. Até a última segunda-feira (5), foram confirmadas 17.953 mortes causadas pela doença no Estado.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor