torcida

Datas, protocolos e mais: Veja o que diz Governo de Pernambuco sobre a volta das torcidas aos estádios

Sete estados já liberaram torcidas nos estádios. Pernambuco segue aguardando os indicadores da Covid-19 abaixarem.

Imagem do autor
Cadastrado por

Haim Ferreira

Publicado em 25/08/2021 às 12:25 | Atualizado em 25/08/2021 às 21:26
Notícia
X

O Governo de Pernambuco anunciou na manhã desta quarta-feira (25) o novo Plano de Convivência da Covid-19 no Estado. Em coletiva de imprensa, a  secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, disse que o futebol ainda não será contemplado com o retorno das torcidas aos estádios. "Ainda não é o momento e por isso continuará como está", afirmou.

O último jogo com expectadores aqui em Pernambuco foi Náutico x Fortaleza, no dia 14 de março de 2020, nos Aflitos, pela Copa do Nordeste.

Apesar de frustrar as expectativas dos torcedores, no dia 18 deste mês, o Secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, informou que a partir do mês que vem devem ser realizados o que chamou de "eventos-teste" para pessoas já imunizadas, sem dar muitos detalhes.

Nos protocolos seriam englobados um número reduzido de pessoas, além da exigência de comprovação de vacinação, seja de uma ou duas doses. 

Vale a pena lembrar que no dia 9 de setembro, a Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, vai receber o jogo entre Brasil x Peru, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, que será no Catar.

"Estamos tratando disso com diversos promotores de eventos e com a própria Federação Pernambucana de Futebol, e a gente ainda não tem um cenário que permita fazer grandes eventos sem que se faça uma avaliação mais adequada", disse o secretário na ocasião.

Até o momento, sete estados já liberaram as torcidas nos estádios: Acre, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Roraima e São Paulo. Este último, só a partir de 1º de novembro. No entanto, a Prefeitura de Belo Horizonte proibiu de novo o público após as aglomerações nos jogos do Atlético-MG contra o River Plate pela Libertadores e do Cruzeiro contra o Confiança, pela Série B.

A CBF divulgou no dia 16 de agosto um protocolo para organizar a volta do público aos estádios durante a pandemia de Covid-19. Para liberar a entrada de torcedores, será preciso o aval das autoridades locais, como prefeitos e governadores.

O documento foi elaborado pela Comissão Medica Especial e pela DCO (Diretoria de Competicões). A entidade afirma buscar “contribuir positivamente com a indústria do Futebol ao criar condições para a presença de torcedores nos estádios”.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor