COVID-19

Quando haverá jogo com público em Pernambuco? Veja previsão do governo do Estado e detalhes sobre protocolo

Pandemia da covid-19 deixou os torcedores sem poder ir a campo

Imagem do autor
Cadastrado por

Carolina Fonsêca

Publicado em 09/09/2021 às 8:04
Notícia
X

Já há algum tempo que se fala de planejamento e preparo de protocolos para que os jogos de futebol possam ter a torcida em campo novamente, mas até o momento os torcedores vivem apenas a expectativa de poder ver a bola rolar pessoalmente outra vez. Mas e quanto ao prazo?

Em entrevista ao repórter Antonio Gabriel, da Rádio Jornal, na noite da última quarta-feira (8), Ana Paula Vilaça, secretária executiva da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco esclareceu que o governo está realizando eventos teste durante o mês de setembro e avaliando como a pandemia vai se comportar. 

"A gente está realizando eventos teste. Grandes shows, mega eventos. Avaliando e monitorando o resultado dessa entrada e saída, do uso do aplicativo - nós lançamos o Selo Passe Seguro PE, que é para a certificação doa cesso quando você tem uma grande quantidade de pessoas entrando no mesmo estabelecimento, ao mesmo tempo - e a partir daí a gente vai aplicar as mesmas regras nos estádios de futebol e esperamos que, se os números da saúde permitirem, a gente já em outubro, novembro possa contar com a volta das torcidas nos estádios de futebol", disse.

Mas é importante destacar que o avanço da vacinação é fator determinante para que os portões voltem a ser abertos. Nos eventos testes que serão realizados pelo governo, por exemplo, será exigido que 80% dos ingressos seja destinado às pessoas que já completaram o esquema vacinal, ou seja, tomaram as duas doses. Os 20% restantes, serão destinados a quem tomou uma dose, mas apresentou teste negativo para a covid-19. Esse procedimento deve ser replicado no futebol, quando houver a retomada do público.

"É uma forma de a gente estimular que as pessoas que queiram frequentar eventos, que queiram voltar a frequentar os estádios de futebol, também estejam vacinadas. Isso facilita a presença do público, sem gerar risco de contaminação. É uma forma também de a gente incentivar a presença dessas pessoas de uma forma mais segura e mais cautelosa", frisou.

Protocolo da Arena de Pernambuco

Brasil x Peru, nesta quinta-feira (9), na Arena de Pernambuco, válido pela 10ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo, acontecerá diante de assentos vazios. Entretanto, a secretária garante que a Arena de Pernambuco já possui um protocolo elaborado para ser aplicado no momento ideal. Inclusive, a expectativa é de que, quando acontecer, a volta dos jogos com público no Estado comece na Arena.

"O protocolo da Arena está super bem elaborado, inspirado em outros estádios, verificando inclusive o que deu certo, o que deu errado em outras experiências, em outras partidas de futebol. Já liberamos para competições esportivas com até 300 pessoas e a gente quer fazer um planejamento para retomada gradua, para liberar, inclusive, para os times de futebol aqui de Pernambuco", garantiu.

A justificativa para que o retorno do público nos jogos de futebol aconteça primeiro com partidas realizadas na Arena, é de que o equipamento proporciona melhores condições de controle e monitoramento do público.

"É justamente o que a gente está trabalhando neste momento junto com a FPF e os próprios clubes esportivos. A gente acredita que essa retomada aconteça primeiro na Arena porque já tem um protocolo bem elaborado, com todas as regras de distanciamento, de acesso, de entradas, de saídas desses torcedores e que é possível a gente controlar e monitorar de uma forma mais efetiva. Então, a nossa ideia, o nosso planejamento, é que os clubes voltem a jogar inicialmente na Arena de Pernambuco para em seguida jogar nas suas respectivas sedes", pontuou.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor