BRASILEIRÃO

Opinião: Vitória justa sobre o Corinthians confirma evolução do Sport e talento de Gustavo

Com futebol solidário e organização em campo, Leão começa a reagir na Série A e mostra que Gustavo Florentín já acerta o esquema da equipe

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Cavalcante

Publicado em 09/10/2021 às 18:53 | Atualizado em 09/10/2021 às 21:48
Notícia
X

Depois que venceu os gaúchos Grêmio e Juventude, o Sport acionou o balão de oxigênio. Havia os céticos que ainda tinha atrás da orelha a desconfiança de que o Leão havia superado adversários em baixa, que lutam para sair da zona do rebaixamento. Mas, na tarde deste domingo (9), o time rubro-negro aniquilou qualquer dúvida sobre sua evolução: quebrou a invencibilidade de dez jogos do Corinthians no Brasileirão. O magro 1x0 foi justo pela organização tática e entrega dos jogadores em campo. 

O técnico Gustavo Florentín foi bastante criticado por mudar esquemas do Sport de uma partida para outra. Mudanças absurdas, diria. Como se estivesse testando a formação da equipe aleatoriamente, enquanto o campeonato rolava. Mas é impressionante a mudança de comportamento do grupo. A equipe está compactada. Solidária. Todos correndo juntos. O Hernanes, que já se tornou num atleta importante, não jogou porque estava suspenso.  E aí, o que se viu em campo: atletas se desdobrando para superar essa ausência. E acabou a ausência do Profeta não foi sentida. 

Antes de discutir qualquer esquema é importante ver o comprometimento do  elenco e isso é percebido em campo. A mudança de comportamento aconteceu justamente depois que as estrelas André e Thiago Neves deixaram o clube. Não há articulação e velocidade de time em que  duas peças ofensivas não correm. No Sport que venceu Grêmio, Juventude e Corinthians o que mais se vê é vontade e velocidade. 

O Sport surpreendeu o Corinthians por estar bem postado em campo. O time paulista não encontrou espaços para jogar. Zé Welinson e Marcão estão num entrosamento impressionante. Preenchem bem os espaços e Welinson tem conseguido armar as jogadas. Mas quem jogou muito (e vem jogando) é Gustavo. O garoto jogou como gente grande. Habilidoso, inteligente e confiante.  As jogadas ofensivas passam pelos seus pés com facilidade. 

O Corinthians pouco ofereceu perigo ao Sport. Jogou como se encontrasse aquele Leão morto de rodadas atrás que vacilaria a qualquer momento e perderia o fôlego. Nem mesmo o gol de Sabino, anulado acertadamente pelo VAR,  acordou. Quando despertou para o jogo, já era tarde. Foi depois que Paulinho Mocelin acertou um belo chute, sem chances para Cássio. 

Importante destacar também o papel do sistema defensivo. O que Rafael Thyere e Sabino estão jogando não é brincadeira. Os laterais, que podem não agradar no apoio, na defesa fazem bem o seu papel. Enfim, o Sport de Florentín valoriza o conjunto. Todos abraçaram a ideia. E a mostra dessa união está na presença de Hernanes na beira do gramado, ao final da partida, comemorando a vitória com os jogadores. 

Siga o Blog do Torcedor no Facebook, no Instagram e no Twitter

 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor