MANIFESTAÇÃO

Arbitragem de Sport x Corinthians protesta após agressão de árbitro no RS; veja o manifesto

Rodrigo Crivellaro sofreu uma lesão ligamentar na vértebra C6 após sofrer agressão cometida por um jogador durante partida da Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Túlio Feitosa, Túlio Feitosa

Publicado em 09/10/2021 às 17:11 | Atualizado em 09/10/2021 às 17:21
Notícia
X

Durante o minuto de silêncio que aconteceu antes do apito inicial de Sport x Corinthians, neste sábado (9), a equipe de arbitragem da partida promoveu um protesto contra a agressão sofrida pelo árbitro Rodrigo Crivellaro na última segunda-feira (4), durante jogo da Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho. O trio formado por Sávio Pereira Sampaio, Daniel Henrique da Silva Andrade e José Reinaldo Nascimento Júnior se ajoelharam e colocaram o apito e bandeiras para o alto durante o período de paralização.

O protesto aconteceu, também, em outras partidas de futebol no brasil e está previsto para acontecer em todos os jogos da rodada no Campeoato Brasileiro. A Comissão de Arbitragem da CBF, inclusive, publicou um manifesto lamentando o caso e informando o protocolo que será seguido nos protestos.

> Árbitro agredido dentro de campo por jogador terá que fazer cirurgia

> "Semente do ódio plantada em 2018", diz Casagrande sobre agressão a árbitro no Rio Grande do Sul

Confira a manifestação da Comissão de Arbitragem:

Todos nós ficamos completamente chocados e estarrecidos com as imagens que correram o mundo de nosso colega Rodrigo Crivellaro sendo covarde e incompreensivelmente agredido num jogo de futebol.

Como sinal de apoio à ele, repúdio ao agressor e alerta a sociedade acreditamos que precisamos mostrar que não há mais espaço no futebol brasileiro para cenas deprimentes como estas.

Com apoio total do presidente da CBF estamos nos juntando ao protesto que será realizado no RS. Em todos os jogos desta rodada em competições coordenadas pela CBF mostraremos a união de nossa classe marcando posicionamento firme em todos os gramados brasileiros.

Seguiremos o protocolo sugerido:

1. Antes do minuto de silêncio os capitães serão avisados do protesto.

2. Logo após o minuto de silêncio centrais, quartos e quintos árbitros ficarão de joelhos conforme ilustração anexa. Assistentes fazem o mesmo com suas bandeiras e equipes de vídeo refletem na cabine a mesma ação.

3. Centrais lançarão em súmula o seguinte texto: Durante o minuto de silêncio, em nome da paz no futebol, a equipe de arbitragem realizou protesto contra a agressão sofrida pelo árbitro Rodrigo Crivellato.

Somos uma família!

Somos unidos e fortes!

Com meu respeito a CORAGEM e DEDICAÇÃO das senhoras e senhores

Leonardo Gaciba - Presidente da Comissão de Arbitragem da CBF

Relembre o caso

O jogador William Ribeiro, do São Paulo-RS, agrediu o árbitro Rodrigo Crivellaro Dias, em partida válida pela 12ª rodada da primeira fase da Série A2 do Gauchão. A lamentável cena aconteceu no duelo contra o Guarani-VA. As câmeras da Federação Gaúcha de Futebol flagraram o ocorrido.

> Ricardo Marques Ribeiro, árbitro de Náutico x Goiás, fala sobre agressão a juiz no Rio Grande do Sul

Segundo relatos de quem estava presente no estádio Edmundo Feix, em Venâncio Aires, o jogador do São Paulo não gostou nem um pouco de ter levado um cartão amarelo. Contrariado, ele derruba o juiz e depois chuta o árbitro no chão.

> Árbitro leva soco na cara de auxiliar técnico e encerra partida; veja o vídeo

O chute acertou a nuca de Rodrigo Crivellaro, que desmaiou na hora. Rapidamente, os jogadores das duas equipes solicitaram a entrada da ambulância no campo. Já reanimado, o juiz foi levado para o hospital.

Uma viatura da Brigada Militar entrou no gramado cerca de 20 minutos depois e retirou o jogador do São Paulo, que teve o contrato rescindido pelo clube. O jogo acabou suspenso. Nas redes sociais, o clube e o presidente da Federação prestaram solidariedade ao juiz.

william Oliveira/Guarani/Divulgação
ÁRBITRO Rodrigo Crivellaro Dias recebeu alta após a agressão cometida pelo atleta William Ribeiro - william Oliveira/Guarani/Divulgação

William Ribeiro teve prisão decretada na madrugada da terça (5). Além de ser detido e encaminhado para o presídio da cidade, ele teve o contrato rescindido pelo São Paulo-RS, como divulgou o clube via nota oficial. William foi autuado por tentativa de homicídio, mas irá responder em libertade.

Siga o Blog do Torcedor no Facebook, no Instagram e no Twitter

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor