Sport perde do Ceará no Castelão e evitar rebaixamento está cada vez mais difícil
Com apenas 30 pontos, o Leão segue em 18º lugar e na zona de rebaixamento. E só tem mais cinco jogos a fazer e precisa ganhar os cinco para tentar evitar a queda para a Segunda Divisão
O Sport bem que tentou, finalizou mais do que os donos da casa, mas acumulou outra derrota na Série A do Campeonato Brasileiro. O Leão perdeu para o Ceará por 2x1 na noite deste domingo (14), no Castelão, pela 32ª rodada.
Vina abriu o placar no primeiro tempo, no único chute a gol do Vozão na primeira etapa. Já o Leão teve 11 arremates, mas nenhum certeiro. Na etapa final, Mikael fez mais um bonito gol, mas Marlon decretou o triunfo do alvinegro.
>> Ele fica? VP de futebol comenta futuro de Gustavo Florentín no Sport; confira
A situação do Leão é dramática. Com apenas 30 pontos, segue em 18º lugar e na zona de rebaixamento. E só tem mais cinco jogos a fazer e precisa ganhar os cinco para tentar evitar a queda para a Segunda Divisão. Já o Ceará foi para 42 pontos e encaminhou sua permanência na elite por mais uma temporada.
O Sport volta a campo na próxima quinta-feira (18), em confronto direto contra o Bahia na Arena de Pernambuco.
CEARÁ ACERTA SEU ÚNICO CHUTE A GOL
Sem muito o que fazer, o técnico Gustavo Florentín escolheu Everton Felipe para a vaga de Gustavo, expulso contra o Coelho na rodada passada. O ataque teve ainda Mikael e Paulinho Moccelin. No Ceará, Tiago Nunes contou com os retornos de Messias e Luís Otávio, que cumpriram suspensão na rodada passada e formaram a zaga titular nas vagas de Gabriel Lacerda e Klaus. No ataque, a novidade foi Lima ao lado de Jael e Mendoza.
E foi o time pernambucano que começou assustando primeiro, em chutes de Paulinho Moccelin aos três e de Zé Welison no minuto seguinte. O goleiro João Ricardo evitou o gol do Sport nas duas ocasiões.
Já o Ceará, na primeira chegada perigosa - e que seria a única do time na etapa inicial -, abriu o placar. Jael fez o pivô e tocou para Vina acertar o canto de Maílson: 1x0. Foi o sétimo gol marcado pelo meia na temporada, em 47 jogos disputados.
A vantagem no placar fez o Vozão marcar com linha baixa, no seu campo defensivo, o que fez com que o Sport seguisse incomodando. Aos 32, Sabino cabeceou com perigo para fora. Cinco minutos depois, Sander cruzou e Mikael tentou de bicicleta. A bola subiu e entraria no ângulo, mas o goleiro João Ricardo se esticou e espalmou para escanteio.
O primeiro tempo teve 11 finalizações do Sport contra apenas uma do Ceará. O rubro-negro teve 61% de posse de bola; o alvinegro 39%. Foram cinco escanteios para o time pernambucano e nenhum para os cearenses. Mas o placar apontou 1x0 para o Vozão.
MIKAEL EMPATA, MAS MARLON DECRETA VITÓRIA DO VOZÃO
Para o segundo tempo, Tiago Nunes mexeu no ataque, sacando Jael para a entrada de Cléber. Gustavo Florentín não mudou a equipe.
E foi do Sport a primeira chance, aos seis minutos. Zé Welison arrancou e tocou para Mikael, que bateu forte, mas em cima do goleiro João Ricardo. O Ceará respondeu com Mendoza, que acertou a trave de Maílson.
De tanto tentar, o Leão chegou ao empate. Everton Felipe lançou na área, Mikael ganhou de Messias e chutou forte, sem chance para João Ricardo: 1x1 aos 15 minutos. Foi o sétimo gol do atacante rubro-negro neste Brasileirão, o 14º na temporada.
Só aos 30 minutos Gustavo Florentín fez a primeira mudança no Sport. Luciano Juba entrou no lugar de Everton Felipe. Já o Ceará passou a forçar mais no ataque. Mendoza e Vina chutaram com perigo, assustando Maílson.
E o Vozão chegou ao segundo gol logo em seguida, aos 34. Após cruzamento na área, Hernanes não afastou e Marlon pegou o rebote para empurrar para o fundo da rede: 2x1.
O Leão ainda tentou empatar e quase conseguiu com Luciano Juba, mas João Ricardo fez grande defesa e a bola ainda bateu no travessão antes de sair.
Ficha do jogo
Ceará - João Ricardo; Igor (Gabriel Dias), Messias, Luís Otávio e Bruno Pacheco; Fabinho (William Oliveira), Marlon e Vina; Lima (Rick), Mendoza (Gabriel Lacerda) e Jael (Cléber). Técnico: Tiago Nunes. Esquema: 4-3-3.
Sport - Mailson; Ewerthon, Rafael Thyere, Sabino e Sander; Marcão, Zé Welison e Hernanes (Tréllez); Everton Felipe (Luciano Juba), Paulinho Mocellin (Cristiano) e Mikael. Técnico: Gustavo Florentín. Esquema: 4-3-3.
Local: Arena Castelão, Fortaleza-CE.
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ).
Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO).
Gols: Vina aos oito do 1º tempo; Mikael aos 15 e Marlon aos 34 do 2º tempo
Amarelos: Jael (Cea); Rafael Thyere.
Público: 20.362.