LITERATURA

Livro Seleção de Jaleco será lançado nesta segunda-feira, com craques do futebol e da Medicina

Dos mestres da escrita e da conversa Roberto Vieira e Lucidio José de Oliveira, a obra é a primeira no mercado editorial nacional e mundial que narra a biografia de craques do futebol e da Medicina

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 05/12/2021 às 10:02 | Atualizado em 05/12/2021 às 10:25
Notícia
X

Os amantes da literatura esportiva terão em mãos mais uma obra para seu deleite. Com prefácio do craque Tostão, ídolo do Cruzeiro e tricampeão com a seleção brasileira na Copa de 1970, depoimento de Salomão, hexacampeão com o Náutico nos anos de 1960, e entrevista com o célebre Afonsinho, será lançada nesta segunda-feira (6/12) a biografia de 14 craques do futebol e da Medicina.

> Roberto Vieira fala sobre livro sobre o América

> Lucídio José de Oliveira tem livro sobre os Aflitos

Seleção de Jaleco, dos mestres da escrita e da conversa Roberto Vieira e Lucidio José de Oliveira, é a primeira obra no mercado editorial nacional e mundial que narra a biografia de craques do futebol e da Medicina. Onze jogadores bons de bola que dividiram suas vidas entre as vitórias em campo e os corredores de hospitais foram escalados nessa seleção.

O lançamento do livro será às 19h30 desta segunda 96), no Hospital Santa Luzia, na estrada do Encanamento, em Casa Forte. Roberto Vieira e Lucídio José de Oliveira, ambos médicos, narram a biografia de jogadores e técnicos de futebol que têm em comum o fato de também serem médicos.

Entre eles, Tostão, Sócrates, Afonsinho e os professores Gilson Saraiva e Martiniano Fernandes. Lá está também Mário de Castro, ídolo maior do Galo e Nariz, herói do Botafogo e médico responsável pelos atletas do clube e da seleção antes mesmo da formatura.

O livro também conta as histórias de um técnico médico e um mítico presidente de clube que também era médico, encerrando com a biografia do primeiro médico efetivo da seleção brasileira. 

SAIBA MAIS

O livro é composto de 14 capítulos. São 14 perfis biográficos. Tudo craque. Como toda seleção que se preza, tem os melhores – os 11 titulares, o treinador, o médico e o presidente do clube. Todos eles médicos, muitos deles destaques em suas áreas de atividade, nas suas especialidades. Mas também destacados jogadores no seu tempo, gente boa de bola.

"Nasceu (a ideia) de uma brincadeira em mesa de bar. De início, como era natural, enfrentando dificuldades. Depois, as coisas foram se clareando e tínhamos diante de nós uma senhora seleção. O que se pode desejar de melhor na história do futebol brasileiro de todos os tempos, reunindo médicos que, antes, brilharam nos gramados. É natural que, sendo um processo de escolha, não tenha a unanimidade como coisa consumada. Mas duvidamos que outra seleção com as mesmas credenciais supere a nossa, a Seleção de Jaleco minha e do companheiro Roberto Vieira. Que os amantes do futebol e não necessariamente os ligados à história da medicina no Brasil, mas que se ligam a futebol e à medicina façam o seu julgamento. A seleção é boa, mas o que importou mais pra gente é que o doutor tenha brilhado também com a bola nos pés", destacou Lucídio José de Oliveira.

SERVIÇO

Livro: Seleção de Jaleco

Lançamento: Segunda-feira (6/12)

Horário: 19h30

Local: Hospital Santa Luzia, estrada do Encanamento (Casa Forte)

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor