momento difícil

Bruno Moraes relembra quando descobriu câncer no testículo ao fazer exame para saber de lesão na coxa

O ex-atacante do Santa Cruz, Bruno Moraes, precisou passar por cirurgia após descobrir a doença

Imagem do autor
Cadastrado por

Robert Sarmento

Publicado em 15/12/2021 às 18:10 | Atualizado em 16/12/2021 às 14:37
Notícia
X

Com informações do repórter Ricardo Matsukawa

Quando retornou ao Santa Cruz, em julho de 2021, Bruno Moraes estava começando uma nova etapa na carreira como jogador de futebol. Ele havia deixado o Dibba Al Fujairah, dos Emirados Árabes, onde passou por uma das descobertas mais difíceis da vida dele. O atacante de 32 anos sentiu dores na coxa durante uma partida, mas decidiu antecipar o retorno aos treinos antes dos três dias de recomendação. Ao sentir novamente a dor, os médicos pediram exames para saber se a gravidade da lesão. O que Bruno Moraes não esperava era descobrir que tinha um câncer de três centímetros no testículo em 2020.

> Pouco utilizado, Bruno Moraes afirma que Roberto Fernandes não o queria no Santa Cruz

‘’Dois dias depois chegou o resultado. Eu estava na maca tratando. Um médico árabe chamou o fisioterapeuta brasileiro do clube [Marcelo Gomes], conversaram em inglês, e o Gomes voltou meio quieto. Eu perguntei: 'o que foi, cara?'. Ele ficou quieto. 'Não é possível que eu tenha uma lesão na minha coxa, não sinto nada'. Ele disse que o exame mostrou uma alteração no testículo. 'Como assim? Não sinto dor, não tenho nada no testículo'. 'É, então, viram uma manchinha lá e querem que você faça exames específicos’’, contou Bruno Moraes, que antes de descobrir o câncer não queria fazer os exames.

Pós-cirurgia

O ex-atacante do Santa Cruz tinha medo de ter uma metástase — como é chamada a disseminação da doença para outros órgãos do corpo. Como isso não aconteceu, os médicos decidiram fazer a remoção de um dos testículos de Bruno. "Fui fazer um exame para saber se o câncer não tinha subido para o estômago. A moça falou: 'me acompanha, porque deu alteração. 'Sua creatinina está alterada'. Fui para outra sala tomar soro e pesquisei no Google: 'creatinina alterada'. Deu que significava mau funcionamento dos órgãos. Eu pensei: 'meu Deus, o câncer se proliferou, agora ferrou com tudo’’, disse o atacante.

A cirurgia aconteceu poucos dias depois do diagnóstico e não precisou de quimioterapia, pois tudo deu certo. O atacante voltou aos treinos e jogos duas semanas depois. Durante o acompanhamento a cada três meses, feitos no ano de 2020, os exames pós-cirúrgicos não detectaram alterações e o jogador está curado da doença. De acordo com os médicos, apesar de ter apenas um testículo, todas as funções hormonais, reprodutivas e sexuais do homem podem ser realizadas desde que ele esteja saudável. 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Bruno Moraes (@bm_general)

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor