clube-empresa

Saiba o que é SAF, meio que permite clubes virarem empresa e poderem ser comprados feito o Cruzeiro

Veja o que é necessário para os clubes aderirem ao modelo e as vantagens de se tornar um clube-empresa

Imagem do autor
Cadastrado por

Haim Ferreira

Publicado em 20/12/2021 às 11:43 | Atualizado em 20/12/2021 às 16:48
Notícia
X

Após a aquisição do Cruzeiro por Ronaldo Fenômeno, um novo termo passou a ser bastante utilizado para explicar como um time pode ser comprado por investidores: SAF. A sigla é uma abreviação de Sociedade Anônima do Futebol e se refere à Lei nº 14.193/2021, que transforma as equipes oficialmente em um Clube-Empresa.

Isso significa que a entidade esportiva dá a investidores garantias legais de seus aportes, que podem ser feitos tanto em menores porções, como na venda de pequenas ações, quanto de maneira mais grandiosa, como a compra de um clube, como o Fenômeno fez na Raposa e a Red Bull no Bragantino.

> Além do Cruzeiro: mais cinco times estudam mudança para clube-empresa; saiba quais são e o que muda 

> Após Cruzeiro, outro gigante brasileiro também está perto de ser comprado; saiba qual

> Vai salvar o Cruzeiro das dívidas? Clube que Ronaldo comprou na Espanha aumentou faturamento em 200%; veja valores

Mas o que muda quando o clube transita para o SAF? A maioria dos clubes brasileiros hoje são associações sem fins lucrativos. Adotando o sistema, o time passa os ativos (lucros) para a empresa, assim como os passivos (dívidas). Há uma separação do futebol em relação à parte social. O modelo possibilita diferentes formatos e vários tópicos precisam ser debatidos internamente pelos clubes antes de a mudança ser efetuada, como a porcentagem a ser negociada.

A gestão de um clube nos moldes empresariais tem a vantagem de ser mais ágil, menos burocrática na tomada de decisões e mais cuidadosa e responsável com os próprios gastos. O clube-empresa tem um dono e o dono vai responder diretamente pelos prejuízos caso o clube venha a tê-los.

> Após compra de Ronaldo Fenômeno, veja em quanto está a dívida do Cruzeiro com a Fifa

> Além de Ronaldo Fenômeno, saiba outros famosos que também são donos de clubes esportivos

O caminho para adotar à Sociedade Anônima do Futebol é através do Conselho Deliberativo de cada time. O assunto precisa ser votado e aprovado para que haja a efetivação do projeto. Além do Cruzeiro, o Red Bulls Bragantino (já citado acima) e o Cuiabá são as outras equipes brasileiras que já são empresas. Os paulistas venderam o clube à multinacional de energéticos, enquanto os mato-grossenses negociaram com a Drebor, uma fábrica de recapagem de pneus.

CRUZEIRO/DIVULGAÇÃO
COMPRA Ronaldo Fenômeno firmou acordo com o Cruzeiro SAF e passa a ser o "dono" do clube - CRUZEIRO/DIVULGAÇÃO

No mês passado, o Athletico-PR aprovou em seu conselho a transformação do clube em SAF e nos próximos meses se tornará oficialmente um clube-empresa. O Coritiba e o Botafogo são outros que já tem reunião marcada para a votação. Os gestores do América-MG e da Chapecoense também colocaram o tema na pauta, mas ainda estão nos estágios iniciais.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor