Clima de tensão

Copa do Mundo, Champions League e Fórmula 1: Como a Guerra Rússia x Ucrânia pode afetar os eventos esportivos?

Tropas russas invadiram o território ucraniano nesta quinta-feira (24)

Imagem do autor
Cadastrado por

Victor Peixoto

Publicado em 24/02/2022 às 11:49 | Atualizado em 24/02/2022 às 13:05
Notícia
X

A tensão crescente com a invasão de tropas da Rússia à Ucrânia nesta quinta-feira (24) vem preocupando a Europa e o mundo.

Embora totalmente em segundo plano se comparado à vida de civis na zona de conflito, o mundo do esporte também se mostra preocupado e alguns eventos correm o risco de ser adiados, cancelados ou que sofram com mudança de locais; confira.

Champions League 

Até o momento, a Uefa não se pronunciou oficialmente, mas a agência de notícias AP, afirmou que a entidade já definiu que a final da Champions League desta temporada, marcada para o dia 28 de maio, não acontecerá mais em São Petersburgo, na Rússia

Wembley, em Londres, na Inglaterra, é o favorito para receber a partida.

Copa do Mundo

Fifa também não se pronunciou oficialmente sobre o conflito entre russos e ucranianos, mas a preocupação de primeiro momento se dá pela presença de Rússia Ucrânia na Repescagem para a Copa do Mundo de 2022.

As seleções não poderão se enfrentar e até o próprio sorteio do chaveamento impede que as seleções se cruzem justamente pela relação conflitante dos dois países. No entanto, o jogo da Rússia contra a Polônia, no dia 24 de março, acontecerá em Moscou, território russo.

No mesmo dia, a Ucrânia visita a Escócia, em Glasgow. Ambas as partidas serão em jogo único.

GP da Rússia de Fórmula 1

O Grande Prêmio da Rússia da temporada 2022 da Fórmula 1 está marcado para o final de semana entre 23 e 25 de setembro. Em comunicado, a Fia (Federação Internacional de Automobilismo) informou que está monitorando a situação, mas que não irá emitir nenhum tipo de comunicado sobre o assunto até segunda ordem.

Campeonatos e Copas Nacionais

Até o presente momento, apenas o Campeonato Ucraniano, que já estava em pausa pelo inverno  rigoroso, foi suspenso indefinidamente. O Campeonato Russo, por sua vez, segue normalmente até segunda ordem.

Outros campeonatos e ligas ainda não emitiram nenhum comunicado sobre o assunto e não estão ameaçados de paralisação.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor