Tênis

RAFAEL NADAL: Veja recordes, premiação e títulos que o Rei do Saibro tem no tênis mundial

Rafael Nadal coleciona títulos nas mais diversas superfícies

Imagem do autor
Cadastrado por

Thiago Wagner

Publicado em 26/02/2022 às 13:29 | Atualizado em 27/02/2022 às 9:37
Notícia
X

Rafael Nadal, ou simplesmente o Rei do Saibro. Se você é fã de tênis, com certeza deve admirar o espanhol de 35 anos. Atual maior campeão de Grand Slams (21 títulos), o Touro Miura tem uma carreira invejável e digna de debates sobre quem é o maior tenista da história.

História de Rafael Nadal

Nascido em Manacor, Mallorca, na Espanha, em 3 de junho de 1986, Rafael Nadal vem de uma família de esportistas. Seu Tio, Miguel Ángel Nadal, jogou futebol pelo Barcelona e na seleção espanhola. Além disso, seu outro tio, Toni Nadal, é um apaixonado por tênis, sendo seu treinador durante muito tempo, desde a infância.

Graças a essa vocação esportiva, Nadal sempre teve facilidade com esportes. Sempre gostou de futebol, torce para o Real Madrid, e de tênis, onde sempre se destacou desde jovem. Ele era tão bom nos dois esportes, que se viu obrigado a escolher entre qual dos dois seguiria carreira, escolhendo o tênis.

MARTIN KEEP / AFP
- MARTIN KEEP / AFP
Martin KEEP / AFP
Nadal é o maior campeão de Grand Slams da história do Tênis - Martin KEEP / AFP
Paul Crock / AFP
Rafael Nadal venceu Daniil Medvedev por 3x2 na decisão do Australian Open. - Paul Crock / AFP
WILLIAM WEST / AFP
Rafael Nadal busca ser o maior vencedor de Grand Slams - WILLIAM WEST / AFP
MARTIN KEEP / AFP
Nadal busca seu segundo título na Austrália - MARTIN KEEP / AFP
MIKE FREY / AFP
Rafael Nadal é uma das estrelas do torneio - MIKE FREY / AFP
CHRISTOPHE ARCHAMBAULT / AFP
DECISÃO Rafael Nadal optou por descansar e cuidar da saúde - CHRISTOPHE ARCHAMBAULT / AFP
THOMAS SAMSON / AFP
"Em um mundo normal, nunca pensaria em perder os Jogos, todos sabem como são importantes para mim. Veremos em alguns meses", declarou Nadal em maio. - THOMAS SAMSON / AFP
ANNE-CHRISTINE POUJOULAT/AFP
Rafael Nadal já esteve no topo do ranking mundial. Atualmente é o número 2 do mundo - ANNE-CHRISTINE POUJOULAT/AFP

A escolha se fez certa já que Nadal explodiu como um dos principais nomes da história do tênis e do esporte. Não por acaso coleciona títulos e honrarias na Espanha. Em 2016, ele foi o porta-bandeira da Espanha nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o que ele classifica como uma das maiores emoções da carreira.

A história de Nadal, porém, é também cercada de superações. Por conta do seu estilo de jogo mais físico, acumula sérias lesões. As principais são no pé e no joelho, que o tiraram diversas vezes das quadras por longos tempos, como em 2021. Ele ficou praticamente todo o segundo semestre parado, só voltando a competir em 2022. Ele chegou até a cogitar a aposentadoria devido às lesões.

Primeiro título da Rafael Nadal

Nadal estreou no circuito profissional em 2002, quando tinha apenas 15 anos. Logo de cara, conseguiu um recorde: o de ser o nono a vencer uma partida da ATP com menos de 15 anos. Em 2004, um recorde ainda mais expressivo: ao vencer o ATP 250 da Polônia se tornou o mais jovem a vencer um torneio profissional. Ele tinha 18 anos e dois meses. Foi a primeira de inúmeras conquistas.

Quantos títulos Rafael Nadal tem na carreira?

Nadal coleciona atualmente 102 títulos, sendo 21 de Grand Slams. Desse número, 91 foram em simples e 11 em duplas. Além disso, conquistou quatro Copa Davis - com a Espanha - e duas medalhas de ouro nas Olimpíadas - simples e duplas. A última grande conquista foi o Aberto da Austrália, quando superou Daniil Medvedev por 3 sets a 2. Mas o título mais recente é o ATP 500 de Acapulco.

O lugar onde mais conquistou título foi Roland Garros, na França. São 13 conquistas, sendo o recorde de um tenista a conquistar mais vezes um mesmo torneio, seja ele Grand Slam ou não. Na França, são 102 partidas com apenas duas derrotas.

Quais são os Grand Slams de Rafael Nadal?

Rafael Nadal tem 21 Grand Slams, sendo 13 Roland Garros, 2 Australian Open, 4 US Open e 2 Wimbledon.

Quanto Rafael Nadal já ganhou em premiação?

Somando títulos na carreira, Rafael Nadal acumula uma premiação de mais de 127 milhões de dólares ao longo 21 anos de carreira. 

Quanto anos Rafael Nadal acabou como número um do mundo?

Rafael Nadal terminou o ano como número um do mundo em cinco oportunidades: 2008, 2010, 2013, 2017 e 2019. Ao todo, ele ficou 209 semanas na condição de número um do mundo.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor