Além da Rússia, Fifa pode banir outra seleção antes da Copa do Mundo; confira
Dirigentes pressionam por punição por país apoiar invasão da Rússia à Ucrânia
Após suspender a Rússia de todas as suas competições, excluindo-a da repescagem e, consequentemente, da Copa do Mundo 2022, a Fifa vem sofrendo pressão para aplicar a mesma punição à Belarus, ou Bielorrússia.
A demanda vem por parte dos dirigentes das federações de outras seleções pelo fato do país, com forte ligação com a Rússia, apoiar a decisão do presidente russo Vladimir Putin, de invadir à Ucrânia.
Embora já esteja eliminada das Eliminatórias (terminou em 5° do Grupo E) e não tenha chance de disputar a próxima Copa do Mundo, os dirigentes entendem que a presença de Belarus nas competições podem gerar boicotes por parte de outras seleções e gerar problemas no calendário.
Recomendações do COI
Antes mesmo da Fifa decidir por suspender a Rússia, o COI (Comitê Olímpico Internacional) já havia divulgado um comunicado sugerindo a retirada também de Belarus das competições esportivas pelo mundo.
A decisão já teve efeito para os jogos Paralímpicos de Inverno, que acontecem em Pequim a partir desta sexta-feira (4). A competição não contará com atletas de Belarus, mesmo que não utilizem símbolos ou bandeiras dos países.
Outra que deve seguir nesse entendimento é a Uefa, que deve excluir Belarus da Nations League. O país está na Liga C em um grupo com Eslováquia, que já informou que não pretende entrar em campo contra Belarus, Azerbaijão e o vencedor do confronto entre Moldávia e Cazaquistão.
Caso a Fifa opte pela suspensão de Belarus, o país sequer poderá disputar amistosos contra outras seleções, o que cancelaria os compromissos contra Índia e Bahrein, no final do mês.