Olhando em retrospectiva

DIA DA MULHER: Foi machismo? Relembre meme de Ronaldinho Gaúcho na data em 2013

Brincadeira do ídolo da Seleção Brasileira foi recebida com bom humor na época

Imagem do autor
Cadastrado por

Victor Peixoto

Publicado em 08/03/2022 às 8:32 | Atualizado em 08/03/2022 às 18:00
Notícia
X

Hoje, 8 de março, é o Dia Internacional da Mulher, data em que, cada vez mais, se busca reconhecer o valor das mulheres na sociedade. Além disso, o dia busca relembrar que ainda há muito espaço para ser conquistado e reivindicado. 

  • Antes de continuar lendo, conheça a história de Mirtes Ramos, pedagoga que enfrentou preconceitos e barreiras para poder realizar o sonho de ser professora. Assista ao vídeo no fim da matéria e entenda como a luta de Mirtes faz a diferença.

A mudança na representatividade da data vem do fato de como ela era tratada há quase uma década Em 8 de março de 2013, em jogo do Atlético Mineiro, o ídolo Ronaldinho Gaúcho, ao sair de campo, foi abordado pela então repórter Maíra Lemos.

À época trabalhando na Globo, Maíra lembrou Ronaldinho de que aquele era o Dia da Mulher. O "Bruxo", como é atualmente conhecido, respondeu: "É verdade... Parabéns a todas as mulheres".

Maíra, em tom de brincadeira, perguntou: "Tá namorando?". Ronaldinho, também em tom bem-humorado, respondeu: "Quer namorar comigo?".

A brincadeira tomou conta das redes sociais à época e foi bem recepcionada pelo público em geral, sendo, inclusive, relembrado ano após ano, sobretudo no Dia dos Namorados, embora não tenha sido a data original do feito.

Foi desrespeitoso?

Como dito, à época a brincadeira foi bem recebida pelo público, talvez em função da época, onde as discussões sobre o machismo eram menos contundentes, talvez pela brincadeira ter começado por Maíra, que claramente tinha uma boa relação profissional com Ronaldinho.

Maíra inclusive, voltou a entrevistar Ronaldinho em 2018, quando o jogador decidiu se aposentar e postou, em suas redes sociais, um outro meme relembrando o ocorrido em 2013.

Independentemente se foi ou não de bom tom e reiterando que as partes envolvidas, ao que tudo indica, consentiram na brincadeira, o meme de Ronaldinho, 9 anos depois, é um bom objeto de análise para como a percepção sobre a data mudou, sendo hoje levada muito mais a sério.

Dia das Mulheres: conheça a professora que enfrentou preconceito para realizar sonho de dar aula

 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor