Oscar x Futebol

Quanto custa a estatueta do Oscar? Custa mais que a Bola de Ouro? Confira

Premiação máxima do cinema aconteceu neste domingo (27)

Imagem do autor
Cadastrado por

Victor Peixoto

Publicado em 28/03/2022 às 8:46 | Atualizado em 28/03/2022 às 9:25
Notícia
X

Embora o mais importante seja o que acontece no campo, e nas telas, as premiações também são momentos de grande relevância para os mundos do futebol e do cinema. 

Bola de Ouro, organizada pela revista France Football, e Oscar, organizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, são as principais premiações de ambos os universos citados. 

Os pesos dessas cerimônias é tamanho que elas se equiparam a títulos conquistados dentro do campo e aos milhões de bilheteria que um filme pode arrecadar. Trata-se não apenas de reconhecimento, mas de ter seu nome marcado na história.

Em termos sentimentais e de prestígio é impossível e até irresponsável tentar definir qual premiação é "mais valiosa", tratam-se, como já dito, de universos diferentes e com acepções diferentes sobre o que merece ser premiado ou não.

Mas, em termos objetivosmateriais a discussão é possível. Pesando 7,2 quilos e com 31 cm de altura24 cm de largura, a vencedora do duelo é a Bola de Ouro, feita de latão e banhada à ouro e apoiada numa base de pirita.

Tais características lhe concebem o valor, segundo o Sport, de 3 mil euros (R$ 15.638), bastante acima dos, segundo a Forbes900 dólares (R$ 4691) da estatueta do Oscar, que mede 33,5 cm, pesa cerca de 3,8 kg, é feita de bronze e coberta de ouro 24k.

Lembrando, mais uma vez, que os valores são apenas objetivos e materiais. Caso esses itens fossem leiloados, certamente ultrapassariam a casa dos milhões, sobretudo a depender do ano, vencedor e outros fatores subjetivos que compõem o valor de uma peça.

De qualquer forma, em termo de escassez, a Bola de Ouro conta com menos exemplares no mundo. Acontecendo desde 1956, foram 68 troféus entregues, sendo 65 para homens e três para mulheres, que passaram a receber o prêmio a partir de 2018. Em 2020, devido à pandemia de covid-19, não houve premiação.

Já o Oscar entrega, por edição, 23 estatuetas, sendo uma para cada vencedor da noite. Acontecendo desde 1929, mais de 3 mil prêmios já foram entregues desde então.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor