SORTEIO DA COPA

SORTEIO DA COPA DO MUNDO: Onde assistir ao vivo e o horário da definição do grupo da Seleção Brasileira no Catar

Sorteio acontece nesta sexta-feira, 1° de abril, em Doha, no Catar

Imagem do autor
Cadastrado por

Victor Peixoto

Publicado em 31/03/2022 às 10:16
X

Copa do Mundo 2022 é o momento mais aguardado do ano para os fãs do futebol. Acontecendo mais tarde, apenas entre novembrodezembro devido ao forte calor do Catar, o torcedor terá que esperar mais do que o normal para ver a Seleção Brasileira rumo ao Hexa.

Mas, outro momento que gera muita expectativa está próximo. Nesta sexta-feira, 1° de abril acontece o sorteio dos grupos da Copa do Mundo. A cerimônia, que contará com cerca de 2 mil convidados, será realizada em Doha, capital do Catar, às 13h, horário de Brasília.

Onde assistir

O sorteio terá transmissão ao vivo da Globo, na TV aberta, do SporTV, na TV fechada, do GE, na internet e, também, do canal oficial da Fifa, no YouTube.

Como funciona o sorteio?

A Copa do Mundo de 2022 será a última a contar com 32 seleções. Com essa configuração, os países são divididos em oito grupos de quatro times cada, onde apenas dois avançarão às oitavas-de-final.

A formação dos grupos se dá através de quatro potesPote 1Pote 2Pote 3Pote 4, formado com base no Ranking da Fifa, cada um contando com oito seleções. Os grupos serão formados por uma seleção de cada pote.

No Pote 1 estarão presentes as chamadas cabeças-de-chave, seleções que ocupam o espaço 1 de cada grupo.

Compõem o Pote 1 o Catar, país-sede que automaticamente figurará no Grupo A e fará o jogo de abertura, e as sete melhores colocadas do ranking da Fifa que conseguirem a classificação. Em primeiro lugar, o Brasil já está garantido neste pote.

Os potes 23seguem a mesma lógica sequencial do ranking, com as duas equipes da Repescagem Intercontinental figurando no Pote 4.

Bloqueios

Existem bloqueios nos grupos da Copa do Mundo e ele são bem simples de entender, confira:

Não são permitidas seleções do mesmo pote em um mesmo grupo: Por óbvio, uma seleção presente no Pote 1 não poderá enfrentar outra do Pote 1 e, obrigatoriamente, ela enfrentará uma seleção do Pote 2, uma do Pote 3 e outra do Pote 4.

Não são permitidas seleções do mesmo continente em um mesmo grupo (há exceções): A fim de evitar "enfraquecer" um continente e também repetir os confrontos das Eliminatórias, a Fifa proíbe que duas seleções do mesmo continente componham um mesmo grupo.

Mas, há exceções. E elas são as seleções europeias. Com 13 seleções classificadas, o velho continente é o único que permite que suas seleções se enfrentem na fase de grupos, no entanto, apenas duas seleções europeias podem figurar no mesmo grupo, não sendo permitida uma terceira. 

Essa configuração implica em seis grupos com duas seleções europeiasum grupo com apenas uma e um oitavo grupo sem europeus.

outra exceção é curiosa. Caso a Austrália e a Nova Zelândia, ambos países da Oceania, consigam a classificação. elas poderãosim, se enfrentar.

Isso se deve ao fato dos australianos serem vinculados à AFC (Confederação Asiática de Futebol), representando, institucionalmente, o continente asiático nas competições da Fifa, o que quebra o bloqueio.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor