Sorteio da Copa do Mundo! Seleção Brasileira pode cair no grupo da morte com Alemanha ou Holanda; entenda
Sorteio está marcado para o dia 1° de abril, às 13h,. horário de Brasília
A Copa do Mundo 2022 só acontecerá entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro, no Catar, mas, com 29 seleções classificadas, o sorteio será realizado já nesta sexta-feira, 1° de abril, às 13h, horário de Brasília.
A cerimônia será realizada na capital do Catar, país-sede da Copa de 2022, Doha e contará com a presença de representantes, em sua maioria treinadores, das seleções classificadas, que ainda definirão em reunião, na quinta-feira, se aumentam de 23 para 26 a lista de convocados.
Pela primeira vez na história, o sorteio será feito sem com que todas as 32 seleções estejam classificadas. Isso porque, devido à pandemia de coronavírus, a repescagem intercontinental só será realizada entre 13 e 14 de junho, quando quatro seleções disputarão as duas últimas vagas.
São elas: Peru, da América do Sul, que encara o vencedor de Austrália x Emirados Árabes, da Ásia, e o 4° colocado das Américas do Norte e Central, Estados Unidos, México ou Costa Rica, que encaram o campeão da Oceania, que sairá da final entre Ilhas Salomão e Nova Zelândia.
Ainda há uma seleção europeia para ser definida. Devido à guerra com a Rússia, a Ucrânia teve seu jogo contra a Escócia adiado. O vencedor deste confronto decide a vaga com o País de Gales.
A Fifa definiu que essas partidas serão disputadas em junho e que a seleção classificada daí irá para o Pote 4 do sorteio.
SELEÇÕES CLASSIFICADAS
Até o momento, 29 países já garantiram a vaga na Copa do Mundo, veja quais:
Ásia: Catar (país-sede), Coreia do Sul, Irã, Arábia Saudita e Japão.
América do Sul: Brasil, Argentina, Equador e Uruguai.
Europa: Holanda, Alemanha, Bélgica, França, Inglaterra, Sérvia, Espanha, Suíça, Dinamarca, Croácia, Portugal e Polônia.
América Central / Norte: Canadá, EUA e México.
África: Senegal, Gana, Marrocos, Tunísia e Camarões.
Oceania: A Nova Zelândia conquistou o direito de disputar a vaga pela repescagem.
BRASIL NO GRUPO DA MORTE COM ALEMANHA OU HOLANDA
Sim, esta é uma possibilidade real. O sorteio da Copa do Mundo é realizado através de potes e esses potes são definidos de acordo com o Ranking da Fifa. As 7 melhores seleções ranqueadas mais o país-sede, no caso o Catar, serão as cabeças-de-chave e figurarão no Pote 1.
O restante serão distribuídas, também de acordo com o ranking, entre os Potes 2, 3 e 4.
O Brasil será o 1° colocado no ranking na última atualização deste dia 31 de março, o que lhe garante como cabeça-de-chave no Pote 1. O mesmo não acontece com Holanda e Alemanha.
A Laranja Mecânica é a 10ª colocada do ranking, devendo subir para 9ª com a vitória sobre a Dinamarca, atual 9ª colocada, no amistoso da semana passada. Condição insuficiente para colocá-la no Pote 1.
Carrasca do 7 x 1, a Alemanha é atualmente a 11ª do ranking e, mesmo que ultrapasse a Dinamarca, também não se torna mais cabeça-de-chave.
Sendo assim, ambas as seleções europeias figurarão no Pote 2, que contará com 8 seleções, e poderão cair no grupo do Brasil, que só tem o impedimento de enfrentar seleções sul-americanas na fase de grupos.
A presença de Holanda ou Alemanha exclui, automaticamente, que a outra também esteja no grupo, dado que um grupo não comporta duas seleções do mesmo pote. Contudo, a presença delas não impede a presença de uma segunda seleção europeia, que esteja presente nos Potes 3 ou 4, uma vez que o regulamento permite até duas seleções europeias em um mesmo grupo.
Com o ranking atual (clique aqui para ver completo), o Pote 1 seria formado por Catar, Bélgica, Brasil, França, Argentina, Inglaterra, Espanha e Portugal. Já o Pote 2 traria Holanda, Alemanha, Dinamarca, Uruguai, Suíça, Croácia, além de México e Estados Unidos, que ainda não garantiram vaga.