fortaleza

FORTALEZA: River Plate foi punido após caso de racismo e xenofobia de torcedor? Veja

Um torcedor do River Plate foi flagrado ao arremessar uma banana em direção à torcida do Fortaleza

Imagem do autor
Cadastrado por

Robert Sarmento

Publicado em 14/04/2022 às 11:05 | Atualizado em 14/04/2022 às 11:13
Notícia
X

O River Plate venceu o Fortaleza por 2 x 0, em jogo válido pela segunda rodada da Libertadores 2022. No entanto, um torcedor conseguiu manchar o espetáculo em campo com ato de racismo e xenofobia.

Enquanto a bola rolava no estádio Monumental, na quarta-feira (13), um torcedor do River Plate arremessou uma banana na direção da torcida do Fortaleza. O caso foi filmado e publicado na internet.

Conmebol se pronunciou sobre o caso?

De acordo com o jornalista Marcel Rizzo, do portal UOL, a Unidade Disciplinar da Conmebol vai analisar as imagens do torcedor do River Plate que atirou uma banana em direção à torcida do Fortaleza.

A regra da Conmebol para caso de injúrias raciais cometidas por torcedores tem sido penalizar o clube com multas que partem de US$ 30 mil (R$ 140 mil), segundo o artigo 17 do Código Disciplinar da Conmebol.

Abaixo, veja o que exigiu o Fortaleza e qual foi a atitude do River Plate sobre o caso de racismo e xenofobia. Os dois clubes emitiram notas oficiais. 

Nota oficial do Fortaleza

Nas redes sociais, o Fortaleza emitiu uma nota oficial repudiando a atitude do torcedor River Plate. Além disso, cobrou da Conmebol que o responsável seja identificado e punido.

"O Fortaleza Esporte Clube repudia, de forma veemente, o ato de racismo e xenofobia ocorrido no Estádio Monumental de Núñez por um torcedor da equipe local.

O Clube foi bem recebido, a torcida desfrutou Buenos Aires por inteira e o crime, em específico, machuca o esporte. O racista e xenófobo deve ser identificado, localizado e punido pelas autoridades competentes.

Somos 2 milhões de torcedores e torcedoras, somos de todas as classes e de todas as cores.

O River Plate, um dos maiores clubes do Mundo, nos recebeu de forma educada, honrosa, o que nada se compara ao ato em questão. 

Racismo e xenofobia são crimes, e nossa instituição reforça o pedido de um posicionamento oficial da CONMEBOL Libertadores para a rápida identificação do autor para que todas as medidas cabíveis sejam tomadas".

River Plate se pronuncia

Através de nota oficial, publicada nas redes sociais, o River Plate informou que vai punir o torcedor responsável pelo crimes contra a torcida do Fortaleza, assim que conseguir identificá-lo.

"O River Plate expressa sua absoluta rejeição aos gestos racistas e xenófobos de um torcedor em relação aos visitantes, e anuncia que já está implementando as medidas necessárias para identificar o culpado e aplicar as sanções cabíveis".

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor