Fórmula 1

GP da Emilia-Romagna é chance de Verstappen alcançar Leclerc na Fórmula 1; entenda

Atual campeão, holandês da Red Bull acumula dois abandonos nas três primeiras corridas da temporada

Imagem do autor
Cadastrado por

Victor Peixoto

Publicado em 19/04/2022 às 12:38
Notícia
X

A próxima corrida da Fórmula 1, no GP da Emilia-Romagna, que acontece neste final de semana, tem vários elementos para ser a mais decisiva desta primeira parte da temporada.

Isso por que ela marcará o primeiro de três fins de semana em que contaremos com corrida sprint, uma novidade que surgiu em 2021 e que trás a chance dos pilotos somarem ainda mais pontos que o normal.

Trata-se, em resumo, de uma corrida curta, que vale pontos na classificação e que acontece no lugar no treino de classificação, no sábado, para definir o grid de largada da corrida.

Em regra, os fins de semanas da F1 são divididos da seguinte forma: 

Sexta-feira: Treino Livre 1 e Treino Livre 2 (sem pontuação)

Sábado: Treino Livre 3 e Treino de Classificação que define o grid de largada (sem pontuação)

Domingo: Corrida (com pontuação)

Como será no GP da Emilia-Romagna:

Sexta-feira: Treino Livre 1 e Treino de Classificação que define o grid de largada da corrida sprint

Sábado: Treino Livre 2 e corrida sprint (com pontuação)

Domingo: Corrida (com pontuação)

A chance de Max Verstappen contra Charles Leclerc

Com esse sistema, surge para o atual campeão, o holandês Max Verstappen, da Red Bull, uma chance de ouro de somar mais pontos que o normal e diminuir a distância para o líder do campeonato, o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari.

Normalmente, a pontuação máxima de uma corrida é de 26 pontos, sendo 25 atribuídos ao vencedor e o ponto extra atribuído ao piloto que fizer a volta mais rápida. Com a corrida sprint, o vencedor pode acumular mais 8 pontos.

Atualmente, a distância entre os dois é de 46 pontos. Leclerc lidera o campeonato com 71 pontos e Verstappen é apenas o sexto com 25. A diferença gritante se deve ao fato do piloto da Red Bull ter concluído apenas uma corrida até aqui, a da Arábia Saudita, onde terminou vencedor.

Nas etapas do Bahrein e da Austrália, Verstappen teve problemas no motor e teve que abandonar as provas, não somando nenhum pontinho.

O melhor dos mundos para Verstappen é vencer as duas corridas, fazer a volta mais rápida e torcer para um duplo abandono e zeramento de pontuação de Leclerc. Nesse cenário, o holandês somaria 34 pontos e diminuiria consideravelmente sua distância para o rival.

Num cenário realista, com vitória de Max, o piloto venceria as duas corridas, faria a volta mais rápida, mas veria Leclerc terminar em segundo nas duas etapas de pontuação.

Nesse recorte, Verstappen somaria 34 pontos e Leclerc 25, diminuindo a distância para 35 pontos, algo que pode parecer grande neste primeiro momento, mas que pode fazer toda a diferença no fim do campeonato.

No pior dos cenários para o atual campeão, e para deleite de Leclerc e da Ferrari, em plena Itália, Verstappen acumularia um novo abandono, Leclerc venceria as duas corridas e faria volta mais rápida, aumentando a vantagem para 80 pontos.

Uma distância excelente para o monegasco, que praticamente eliminaria as chances do seu principal concorrente na briga pelo título.

Entenda a pontuação da Fórmula 1

Corrida Tradicional:

Primeiro colocado: 25 pontos
Segundo colocado: 18 pontos
Terceiro colocado: 15 pontos
Quarto colocado: 12 pontos
Quinto colocado: 10 pontos
Sexto colocado: 8 pontos
Sétimo colocado: 6 pontos
Oitavo colocado: 4 pontos
Nono colocado: 2 pontos
Décimo colocado: 1 ponto

Corrida Sprint

Primeiro colocado: 8 pontos
Segundo colocado: 7 pontos
Terceiro colocado: 6 pontos
Quarto colocado: 5 pontos
Quinto colocado: 4 pontos
Sexto colocado: 3 pontos
Sétimo colocado: 2 pontos
Oitavo colocado: 1 pontos

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor