RACISMO

Técnico do Grêmio, Roger Machado associa racismo no Brasil a Jair Bolsonaro; veja o que ele disse

Roger Machado, técnico do Grêmio na disputa da Série B do Brasileirão, foi alvo de ofensas racistas direcionadas à sua família na última semana, após a vitória diante do Operário

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel Neukranz

Publicado em 29/04/2022 às 10:55 | Atualizado em 29/04/2022 às 11:02
Notícia
X

Roger Machado, técnico do Grêmio na disputa da Série B do Brasileirão, foi alvo de ofensas racistas direcionadas à sua família na última semana, após a vitória diante do Operário.

 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Gre?mio FBPA (@gremio)

Em entrevista à Folha de São Paulo, Roger dialogou sobre o racismo no Brasil e no futebol. O treinador também explica a influência de Jair Bolsonaro no racismo do país.

Quanto ao baixo número de treinadores negros nas principais divisões do futebol brasileiro, Roger atrela o problema aos estigmas criados a respeito da população negra.

 

"O futebol revela o que somos como sociedade. A representatividade da população negra em outras áreas é muito parecida com a do futebol. (...) Atribuem ao negro uma condição de menor inteligência, menor capacidade de liderança e gestão, justamente as competências de um treinador de futebol", explicou.

É possível vencer o racismo no futebol?

O combate ao racismo no futebol não é uma luta que será vencida da noite para o dia, no entendimento de Roger Machado, que não crê em uma mudança imediata.

"É possível se começarmos a discutir o assunto abertamente, sendo conscientes de que haverá maiores atos de discriminação devido a um movimento de resistência. (...) Isso já foi discutido para outros assuntos, como quando a mulher decidiu ocupar novos espaços na sociedade. O preconceito foi muito forte. No entanto, houve coragem para debater o tema. O que não podemos é ficar escondidos atrás do mito da 'democracia racial' no Brasil", justificou o treinador.

 

Posicionamento de jogadores e técnicos 

Ex-jogador, Roger compartilha das visões de atleta e treinador negro.

"Como atletas, somos treinados para não sairmos do campo (...) Há muitas formas diferentes de se manifestar. A questão é que a maioria de nós, lamentavelmente, tem um nível de escolaridade mais baixo porque o país não privilegiou nossa educação plena. Isso também impacta na nossa consciência (...) para debater esses assuntos".

 

A influência de Bolsonaro no racismo

"Os indivíduos [racistas] que estavam escondidos [porque a sociedade os reprimia] se sentem autorizados a se manifestar segundo as posturas e pontos de vista do líder da nação, [porque estes] são convergentes. Temos que resistir, porque sua intenção é que retrocedamos, e isso não podemos permitir", disse Roger Machado.

 

 

 

 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor