FÓRMULA 1: Veja por que a Ferrari "larga na frente" de Verstappen e Red Bull nas duas próximas corridas da temporada
Ferrari lidera campeonato de construtores seguida de perto pela Red Bull. Na disputa entre pilotos, Leclerc é perseguido por Verstappen
A Fórmula 1 é um esporte complexo e que faz valer cada detalhe na pista, e fora dela, para definir o vencedor de uma corrida. Peças, componentes, configurações, estratégia de pneus e, claro, a habilidade dos pilotos são alguns dos pontos fundamentais em uma corrida da categoria.
- Hamilton favorito? Veja por que GP da Espanha tem tudo para ser o melhor do heptacampeão nesta temporada da Fórmula 1
- FÓRMULA 1 AO VIVO: Veja os horários dos treinos do GP da Espanha nesta sexta-feira (20/05)
- FÓRMULA 1: Mercedes melhora, mas Hamilton continua longe de Verstappen e Leclerc; confira como foi o Treino Livre 1 do GP da Espanha
Um outro fator muito importante é conhecer a pista. Dominar o traçado, os prontos de frenagem e a retomada da aceleração faz toda diferença para um piloto de Fórmula 1 e podem definir o vencedor de uma corrida.
Por esse motivo, a Ferrari "larga na frente" da Red Bull nas duas próximas corridas da temporada, que acontecerão na Espanha, casa de Carlos Sainz, no dia 22 de maio, e Mônaco, casa de Charles Leclerc, no dia 29 do mesmo mês.
Com o apoio reforçado da torcida e com pilotos habituados ao ambiente e à pista, a escuderia italiana pode ter a chance de retomar o caminho das vitórias após ver Verstappen e a Red Bull vencerem os dois últimos GPs na Emilia-Romagna e em Miami.
Verstappen também se dá bem na Espanha e em Mônaco
Mas, mesmo com essas "vantagens", a missão de superar o atual campeão mundial não será nada fácil para os pilotos da Ferrari.
Na Espanha foi onde Verstappen conquistou sua primeira vitória na carreira, em 2016 se tornando o piloto mais jovem da história da Fórmula 1 a subir no lugar mais alto do pódio.
Além disso, o holandês esteve no pódio em todas as últimas quatro corridas em solo espanhol, sendo 3° em 2018 e 2019, e 2° em 2020 e 2021.
Em Mônaco, o holandês também tem motivos para sorrir, afinal, ele é o atual vencedor do GP, tendo conquistado sua primeira vitória em Monte Carlo em 2021, onde contou com o azar de Leclerc, que havia cravado a pole e teve problemas no carro que o tiraram da largada e da corrida.
Conheça os pilotos mais ricos da Fórmula 1
Desempenhos de Sainz e Leclerc na Espanha e Mônaco
A corrida espanhola não é tão favorável aos ferraristas. Nenhum deles jamais conquistou um pódio no circuito, mas, apesar disso, Sainz sempre teve bom desempenho na pista.
Seja por Toro Rosso, Renault, McLaren ou pela própria Ferrari, o espanhol sempre terminou entre os 10 primeiros e somou pontos em todas as oportunidades que teve de 2015 pra cá, sendo o 6° lugar em 2020, pela McLaren, seu melhor resultado.
Agora, ele terá, pela primeira vez, um carro que verdadeiramente pode brigar por vitórias e pole position, algo que ainda não conseguiu em sua carreira.
Já em Mônaco, o desempenho de Leclerc é marcado pelo azar. Pela Sauber, em 2018, com um carro lento, ele ficou apenas em 18°.
Pela Ferrari, o monegasco sequer conseguiu completar uma corrida em casa. Em 2019, largando em 16°, havia ganho quatro posições no grid, mas acabou batendo em Hulkenberg e abandonando a prova. Em 2020, a corrida foi cancelada em função da pandemia de covid-19.
Já em 2021, Leclerc fez a pole, largaria na primeira posição, mas teve problemas na caixa de câmbio durante a volta de apresentação e foi obrigado a abandonar a corrida. Sainz, por sua vez, largou em 3° sem Leclerc), contou com o erro de Bottas no Pit Stop da Mercedes e terminou em 2°.
Classificação Fórmula 1
Campeonato de Pilotos
- Charles Leclerc (Ferrari) - 104 pontos
- Max Verstappen (Red Bull) - 85 pontos
- Sergio Pérez (Red Bull) - 66 pontos
- George Russell (Mercedes) - 59 pontos
- Carlos Sainz (Ferrari) - 53 pontos
- Lewis Hamilton (Mercedes) - 36 pontos
- Lando Norris (McLaren) - 35 pontos
- Valtteri Bottas (Alfa Romeo) - 30 pontos
- Esteban Ocon (Alpine) - 24 pontos
- Kevin Magnussen (Haas) - 15 pontos
- Daniel Ricciardo (McLaren) - 11 pontos
- Yuki Tsunoda (AlphaTauri) - 10 pontos
- Pierre Gasly (AlphaTauri) - 6 pontos
- Sebastian Vettel (Aston Martin) - 4 pontos
- Fernando Alonso (Alpine) - 4 pontos
- Alexander Albon (Williams) - 2 pontos
- Guanyu Zhou (Alfa Romeo) - 1 ponto
- Lance Stroll (Aston Martin) - 1 ponto
- Mick Schumacher (Haas) - 0 ponto
- Nico Hülkenberg (Reserva Aston Martin) - 0 ponto
- Nicholas Latifi (Williams) - 0 ponto
Campeonato de Construtores
- Ferrari - 157 pontos
- Red Bull - 151 pontos
- Mercedes - 95 pontos
- McLaren - 46 pontos
- Alfa Romeo - 31 pontos
- Alpine - 28 pontos
- AlphaTauri - 16 pontos
- Haas - 15 pontos
- Aston Martin - 5 pontos
- Williams - 2 pontos