Fórmula 1

FÓRMULA 1: Veja por que a Ferrari "larga na frente" de Verstappen e Red Bull nas duas próximas corridas da temporada

Ferrari lidera campeonato de construtores seguida de perto pela Red Bull. Na disputa entre pilotos, Leclerc é perseguido por Verstappen

Imagem do autor
Cadastrado por

Victor Peixoto

Publicado em 20/05/2022 às 11:27
X

Fórmula 1 é um esporte complexo e que faz valer cada detalhe na pista, e fora dela, para definir o vencedor de uma corrida. Peças, componentes, configurações, estratégia de pneus e, claro, a habilidade dos pilotos são alguns dos pontos fundamentais em uma corrida da categoria.

Um outro fator muito importante é conhecer a pista. Dominar o traçado, os prontos de frenagem e a retomada da aceleração faz toda diferença para um piloto de Fórmula 1 e podem definir o vencedor de uma corrida.

Por esse motivo, a Ferrari "larga na frente" da Red Bull nas duas próximas corridas da temporada, que acontecerão na Espanha, casa de Carlos Sainz, no dia 22 de maio, e Mônaco, casa de Charles Leclerc, no dia 29 do mesmo mês.

Com o apoio reforçado da torcida e com pilotos habituados ao ambiente e à pista, a escuderia italiana pode ter a chance de retomar o caminho das vitórias após ver Verstappen e a Red Bull vencerem os dois últimos GPs na Emilia-Romagna e em Miami.

Verstappen também se dá bem na Espanha e em Mônaco

Mas, mesmo com essas "vantagens", a missão de superar o atual campeão mundial não será nada fácil para os pilotos da Ferrari.

Na Espanha foi onde Verstappen conquistou sua primeira vitória na carreira, em 2016 se tornando o piloto mais jovem da história da Fórmula 1 a subir no lugar mais alto do pódio.

Além disso, o holandês esteve no pódio em todas as últimas quatro corridas em solo espanhol, sendo em 2018 e 2019, e  em 2020 e 2021.

Em Mônaco, o holandês também tem motivos para sorrir, afinal, ele é o atual vencedor do GP, tendo conquistado sua primeira vitória em Monte Carlo em 2021, onde contou com o azar de Leclerc, que havia cravado a pole e teve problemas no carro que o tiraram da largada e da corrida.

Conheça os pilotos mais ricos da Fórmula 1

Desempenhos de Sainz e Leclerc na Espanha e Mônaco

A corrida espanhola não é tão favorável aos ferraristas. Nenhum deles jamais conquistou um pódio no circuito, mas, apesar disso, Sainz sempre teve bom desempenho na pista. 

Seja por Toro RossoRenaultMcLaren ou pela própria Ferrari, o espanhol sempre terminou entre os 10 primeiros e somou pontos em todas as oportunidades que teve de 2015 pra cá, sendo o 6° lugar em 2020, pela McLaren, seu melhor resultado.

Agora, ele terá, pela primeira vez, um carro que verdadeiramente pode brigar por vitórias e pole position, algo que ainda não conseguiu em sua carreira.

Já em Mônaco, o desempenho de Leclerc é marcado pelo azar. Pela Sauber, em 2018, com um carro lento, ele ficou apenas em 18°.

Pela Ferrari, o monegasco sequer conseguiu completar uma corrida em casa. Em 2019, largando em 16°, havia ganho quatro posições no grid, mas acabou batendo em Hulkenberg e abandonando a prova. Em 2020, a corrida foi cancelada em função da pandemia de covid-19.

Já em 2021, Leclerc fez a pole, largaria na primeira posição, mas teve problemas na caixa de câmbio durante a volta de apresentação e foi obrigado a abandonar a corrida. Sainz, por sua vez, largou em 3° sem Leclerc), contou com o erro de Bottas no Pit Stop da Mercedes e terminou em .

Classificação Fórmula 1 

Campeonato de Pilotos

  1. Charles Leclerc (Ferrari) - 104 pontos
  2. Max Verstappen (Red Bull) - 85 pontos
  3. Sergio Pérez (Red Bull) - 66 pontos
  4. George Russell (Mercedes) - 59 pontos
  5. Carlos Sainz (Ferrari) - 53 pontos
  6. Lewis Hamilton (Mercedes) - 36 pontos
  7. Lando Norris (McLaren) - 35 pontos
  8. Valtteri Bottas (Alfa Romeo) - 30 pontos
  9. Esteban Ocon (Alpine) - 24 pontos
  10. Kevin Magnussen (Haas) - 15 pontos
  11. Daniel Ricciardo (McLaren) - 11 pontos
  12. Yuki Tsunoda (AlphaTauri) - 10 pontos
  13. Pierre Gasly (AlphaTauri) - 6 pontos
  14. Sebastian Vettel (Aston Martin) - 4 pontos
  15. Fernando Alonso (Alpine) - 4 pontos
  16. Alexander Albon (Williams) - 2 pontos
  17. Guanyu Zhou (Alfa Romeo) - 1 ponto
  18. Lance Stroll (Aston Martin) - 1 ponto
  19. Mick Schumacher (Haas) - 0 ponto
  20. Nico Hülkenberg (Reserva Aston Martin) - 0 ponto
  21. Nicholas Latifi (Williams) - 0 ponto

Campeonato de Construtores

  1. Ferrari - 157 pontos
  2. Red Bull - 151 pontos
  3. Mercedes - 95 pontos
  4. McLaren - 46 pontos
  5. Alfa Romeo - 31 pontos
  6. Alpine - 28 pontos
  7. AlphaTauri - 16 pontos
  8. Haas - 15 pontos
  9. Aston Martin - 5 pontos
  10. Williams - 2 pontos

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor