Fórmula 1

FÓRMULA 1: Volskwagen anuncia entrada na categoria; veja como e quando isso irá acontecer

Montadora alemã irá atuar com duas marcas diferentes

Imagem do autor
Cadastrado por

Victor Peixoto

Publicado em 03/05/2022 às 13:13
Notícia
X

Fórmula 1 já passou por várias mudanças para a temporada 2022, mas, antes mesmo do início da 5ª corrida do calendário, a categoria já anunciou impactantes novidades para o futuro.

Trata-se da entrada da Volkswagen, que colocará duas de sua mais luxuosas marca, na Fórmula 1. Em live, o CEO da montadora alemã, Herbert Diess, anunciou que a PorscheAudi estarão no grid a partir de 2026, quando haverá nova mudança de regulamento e de motores.

A intenção, ainda segundo o CEO, é valorizar as marcas e lucrar com a exposição gerada pela F1, que está em constante crescimento de popularidade desde que foi adquirida pelo grupo americano Liberty Media Corporation em 2016 e que atingiu seu ápice em 2021 com a disputa entre VerstappenHamilton.

Equipe própria ou parceria?

Por mais ricas e poderosas que presuma-se que as montadoras são, entrar na Fórmula 1 não é, nem de longe, algo barato. A categoria está na vanguarda em muitos aspectos do desenvolvimento de tecnologias automotivas e exige que as equipes corram riscos para figurarem nas primeiras posições.

Pensando nisso, a ideia da Volskwagen não é criar uma equipe própria, mas sim, firmar parcerias ou adquirir uma já existente.

Red Bull Porsche e Mclaren Audi?

Rumores vem apontando que a montadora alemã terá abordagens diferentes com suas marcas. Segundo eles a Porsche já teria firmado um acordo com a Red Bull para produzir os motores da equipe do atual campeão Max Verstappen a partir de 2026.

O rumor faz sentido, dado que a Red Bull passou a produzir motores próprios após a saída da Honda, que ainda auxilia a equipe no desenvolvimento, da Fórmula 1. Além disso, esta não seria uma parceria inédita no automobilismo, já que as marcas já foram parceiras no Rally.

Já a Audi estaria visando uma abordagem um pouco mais agressiva e estaria estudando adquirir uma equipe. A favorita é a tradicional McLaren, mas a equipe de Lando NorrisDaniel Ricciardo tem mostrado resistência nas negociações.

Quem também aparece com força para ser adquirida é a Alfa Romeo. Os donos do Grupo Sauber, que possuem um acordo de branding (exposição de marca) com a montadora italiana, estariam interessados em vender a equipe, que atinge resultados satisfatórios, o que facilitaria as negociações.

De qualquer forma, as chegadas de Audi Porsche, somados aos novos motores, que utilizarão combustíveis 100% neutro em CO2, prometem agitar os bastidores e o palco da Fórmula 1 a partir de 2026.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor