Bia Haddad Maia

Quem é Bia Haddad? Ela é parente de Fernando Haddad? Saiba qual a relação entre os dois

Bia Haddad é um dos maiores nomes do tênis brasileiro

Imagem do autor
Cadastrado por

Robert Sarmento

Publicado em 27/06/2022 às 10:57 | Atualizado em 14/08/2022 às 12:42
Notícia
X

A tenista Bia Haddad vem se tornando a cada dia um dos maiores nomes tênis brasileiro e mundial. Aos 26 anos, tenista explodiu na temporada 2022 para ganhar os holofotes dos principais meios de comunicação que cobrem tênis no mundo.

A trajetória vitoriosa de alto nível começou ainda na temporada de grama, quando ela ganhou dois torneios WTA 250 - em Nottingham e Birmingham, ambos no Reino Unido. Apesar disso, Bia Haddad não foi bem em Wimbledon, caindo ainda na primeira rodada.

Apesar disso, Bia Haddad vem em ascensão, tanto que ocupa o 24º lugar no ranking mundial. Ela superou Maria Esther Bueno, que chegou a ocupar a 29ª posição em 1976. Esse ranking deve ficar ainda melhor após a final do WTA de Toronto, no Canadá. Ela enfrente Simona Halep e subirá mais posição independente do título.

No entanto, Bia Haddad não começou a construir sua carreira no tênis neste ano. Já no juvenil ela alcançou destaque, tendo ocupado a 15ª posição no ranking mundial. Ela foi duas vezes vice-campeã de duplas em Roland Garros, além de ter sido semifinalista na própria grama de Wimbledon.

Além disso, Bia Haddad teve destaque nas duplas, tendo já conquistado quatro torneios como profissional: Bogotá em 2015 e 2017, e Sydney e Nottingham em 2022.

Em 2022, a brasileira emplacou uma série de 12 vitórias seguidas na grama, incluindo triunfos sobre Petra Kvitova, bicampeã de Wimbledon; Simona Halep, ex-número um do mundo e Maria Sakkari, que era número cinco do mundo na época. A sequência é a melhor desde Serena Williams, considerada o maior nome do tênis feminino.

Na campanha de Toronto, ela ainda bateu a atual número um do mundo, Iga Swiatek.

Bia Haddad é parente de Fernando Haddad?

Torneio de Wimbledon trouxe essa curiosidade sobre Bia Haddad, estando inclusive entre as perguntas feitas na internet. 

Apesar do sobrenome e de ser natural de São Paulo, ela não é da família do político, advogado e professor Fernando Haddad.

Quem é Bia Haddad? 

A canhota Bia Haddad começou a jogar tênis aos 5 anos. A primeira vez no ranking da Associação de Tênis Feminino (WTA) foi em 7 de maio de 2012 (aos 16 anos), atingindo a 598ª posição. 

Em 23 de abril de 2012 (aos 15 anos) chegou à 15ª posição no circuito juvenil (até 18 anos) da Federação Internacional de Tênis (ITF). Em 2022, conseguiu um recorde histórico.

Bia Haddad começou o ano de 2022 na posição 82 do ranking mundial e ocupa, no momento, a 24ª posição, sendo a melhor colocação de uma brasileira na história do tênis profissional.

Esse feito da paulista, após os títulos do Challenger de Saint-Malo e dos dois WTA 250 na grama, superou Maria Esther Bueno, que foi 29ª em 1976.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor