Lewis Hamilton

Lewis Hamilton quebra silêncio e rebate Nelson Piquet por uso de termo racista contra ele; confira

Lewis Hamilton usou as redes sociais para rebater Nelson Piquet

Imagem do autor
Cadastrado por

Thiago Wagner

Publicado em 28/06/2022 às 8:58 | Atualizado em 28/06/2022 às 10:01
Notícia
X

Lewis Hamilton usou as redes sociais para quebrar o silêncio após o tricampeão mundial e ex-piloto da Fórmula 1 Nelson Piquet, usar termos racistas para se referir a ele durante uma entrevista sobre Fórmula 1. Piquet usou o termo "neguinho" na entrevista, veiculada em 2021. A fala ganhou repercussão nessa segunda-feira (28) e viralizou nas redes sociais, gerando várias críticas contra o brasileiro.

"É mais do que a linguagem. Esse mentalidade arcaica precisa mudar e não tem mais espaço no nosso esporte", disse Lewis Hamilton em um dos trechos de sua tuitada nesta terça-feira (28).

Lewis Hamilton ainda tuitou em português para pedir uma mudança de mentalidade. "Vamos focar em mudar a mentalidade". Ele também compartilhou um uma mensagem de um seguidor que escreveu "E se Lewis Hamilton somente tuitasse 'quem é Nelson Piquet?'", com o uso de palavrões na expressão em inglês. Hamilton apenas colocou um "imagine" no compartilhamento.

FIA E MERCEDES TAMBÉM REBATEM PIQUET

Nesta terça-feira, Mercedes, equipe de Hamilton, e a FIA, Federação Internacional de Automobilismo, também criticaram Piquet e o uso de termos racistas contra Hamilton. 

Leia nota da Mercedes na íntegra

"Linguagem discriminatória ou racista é inaceitável de qualquer forma e não deve fazer parte da sociedade. Lewis é um embaixador incrível do nosso esporte e merece respeito.

Seus esforços incansáveis para aumentar a diversidade e a inclusão são uma lição para muitos e algo com o que estamos comprometidos na F1.

Condenamos nos termos mais fortes qualquer uso de linguagem racista ou discriminatória de qualquer tipo. Lewis liderou os esforços do nosso esporte para combater o racismo e ele é um verdadeiro campeão da diversidade dentro e fora das pistas.

Juntos, compartilhamos a visão de um automobilismo diversificado e inclusivo, e este episódio destaca a importância fundamental de continuar lutando por um futuro melhor".

Leia a nota da FIA na íntegra

"A FIA condena fortemente qualquer expressão racista ou discriminatória, que não tem lugar no esporte ou na sociedade. Prestamos nossa solidariedade a Lewis Hamilton e nosso apoio ao seu compromisso pela igualdade, diversidade e inclusão no esporte a motor".

O QUE PIQUET FEZ?

Em uma entrevista concedida em julho 2021, Piquet foi perguntado sobre uma ultrapassagem de Verstappen, que namora a sua filha - Kelly Piquet, sobre Hamilton. Durante a análise, Piquet usou o termo neguinho várias vezes.

"O neguinho meteu o carro e não deixou (Verstappen desviar). O neguinho deixou o carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele foi que só o outro se f*deu. Fez uma p*ta sacanagem", disse.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor