FÓRMULA 1: Mercedes e FIA detonam Nelson Piquet por fala racista contra Lewis Hamilton; veja
A atitude da Nelson Piquet com Lewis Hamilton fez a Fórmula 1 se pronunciar oficialmente
A Mercedes se pronunciou em relação à fala com uso de termo racista por parte de Nelson Piquet em relação ao inglês Lewis Hamilton, piloto da equipe alemã de Fórmula 1. Piquet, em entrevista concedida em 2021, mas que viralizou nessa segunda-feira (27), chamou Hamilton de 'neguinho'.
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) teve a mesma atitude. Abaixo, confira as duas notas na íntegra sobre a polêmica na Fórmula 1 envolvendo Piquet e Hamilton.
Em uma entrevista dada ao canal Motorsports Talk, no YouTube, o piloto brasileiro comentava sobre o duelo heptacampeão e Max Verstappen no circuito de Silverstone da Fórmula 1, em 2021.
Piquet sobre Hamilton
A declaração, dada em uma gravação feita em julho do ano passado, foi redescoberta nas redes sociais, com o comentário de Nelson Piquet sendo repudiado pela Mercedes.
"O neguinho meteu o carro e não deixou (Verstappen desviar). O neguinho deixou o carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem", afirmou.
O caso citado por Nelson Piquet em questão foi o acidente de Verstappen no Grande Prêmio da Inglaterra de Fórmula 1. O holandês tentou ultrapassar Hamilton.
Procurada pelo jornal O Globo, a assessoria de Piquet não quis se pronunciar. Vale lembrar que a filha do ex-piloto brasileiro, Kelly Piquet, é namorada de Max Verstappen, atual campeão da Fórmula 1.
Leia nota da Mercedes na íntegra
"Linguagem discriminatória ou racista é inaceitável de qualquer forma e não deve fazer parte da sociedade. Lewis é um embaixador incrível do nosso esporte e merece respeito.
Seus esforços incansáveis para aumentar a diversidade e a inclusão são uma lição para muitos e algo com o que estamos comprometidos na F1.
Condenamos nos termos mais fortes qualquer uso de linguagem racista ou discriminatória de qualquer tipo. Lewis liderou os esforços do nosso esporte para combater o racismo e ele é um verdadeiro campeão da diversidade dentro e fora das pistas.
Juntos, compartilhamos a visão de um automobilismo diversificado e inclusivo, e este episódio destaca a importância fundamental de continuar lutando por um futuro melhor".
Leia a nota da FIA na íntegra
"A FIA condena fortemente qualquer expressão racista ou discriminatória, que não tem lugar no esporte ou na sociedade. Prestamos nossa solidariedade a Lewis Hamilton e nosso apoio ao seu compromisso pela igualdade, diversidade e inclusão no esporte a motor".