Blog do Torcedor - Tudo de Brasileirão, futebol internacional, Fórmula 1, NBA, NFL e todos os esportes
Torcedor

Notícias do Brasileirão; de Náutico, Santa Cruz e Sport; e futebol internacional. Fórmula 1, NBA, NFL e todos os esportes com análise, interatividade e opinião

Série B

Vice de Patrimônio do Sport fala sobre a possibilidade de grama sintética na Ilha: "precisa de um estudo"

O Sport voltou a jogar na Ilha no último sábado (18), após três jogos seguidos com mando do Leão e que foram na Arena de Pernambuco

Caio Ferreira
Caio Ferreira
Publicado em 30/06/2022 às 5:00
Fortunato Russo/Reprodução Twitter
O vice-presidente de patrimônio do Sport, Fortunato Russo, divulgou imagens do gramado da Ilha do Retiro nesta quinta-feira (23). - FOTO: Fortunato Russo/Reprodução Twitter
Leitura:

O Sport vive um dilema em relação ao gramado da Ilha do Retiro, especialmente em épocas que chove mais no Recife, que é quando o gramado fica impraticável para futebol, de tanta água acumulada.

Esse dilema não é dos dias atuais e nem é culpa do próprio Sport. A questão histórica do solo da Ilha do Retiro é que ele é solo de mangue, que por si só já é úmido e com as chuvas, isso é acentuado.

CHARLES JOHNSON / JC IMAGEM
Em maio, pela Série B, o jogo do Sport contra o CRB não aconteceu na Ilha do Retiro por causa das chuvas - CHARLES JOHNSON / JC IMAGEM

E nessa quarta-feira, mais um motivo para explicar o caos que se instaura na Ilha quando chove: uma placa de argila endurecida, que fica a cerca de 30cm abaixo do gramado do estádio e que serve como barreira impermeável e atrapalha a drenagem.

O CONVITE DO SPORT PARA CONHECER O PROBLEMA DO GRAMADO DA ILHA

O Sport convidou a imprensa para mostrar a situação que ocorre abaixo do gramado da Ilha e o vice presidente de Patrimônio do clube, Fortunato Russo, falou sobre essa placa impermeável:

"Tem esse problema histórico, que eu acho que já passou do momento de resolver. Vocês (imprensa) viram aí in loco. (...) É um solo impermeável, em alguns locais. É uma argila, que você tira e fica uma coisa dura quando a água sai, parece uma pedra. Mas aquilo ali a gente precisa trocar.", disse o VP de Patrimônio do Sport.

GRAMA SINTÉTICA NA ILHA DO RETIRO

Na mesma coletiva, Fortunato Russo foi questionado sobre a questão da utilização de grama sintética na Ilha do Retiro, como acontece na Arena da Baixada, no Allianz Parque e na Neo Química Arena:

"A gente precisa encomendar um estudo pra isso, saber qual o tipo de investimento que vai precisar ser feito, comparar um com o outro e ver qual o melhor em termos de manutenção e qualidade de jogo", falou  Fortunato Russo, o VP de Patrimônio do Sport.

Outro fator em relação ao gramado artificial foi levantado por Fortunato Russo, que foi necessidade de adaptação do CT do Sport, no caso de haver uma escolha por esse tipo de gramado para a Ilha:

CHARLES JOHNSON/JC
As fortes chuvas atrapalharam a realização do jogo entre Sport x CRB pela Série B na Ilha do Retiro - CHARLES JOHNSON/JC

"Imaginem que a gente tem cinco campos no centro de treinamento, dois do profissional e três da base. Será que precisaria trocar mais quantos do profissional e da base? A turma tem que vir acostumada (desde a base) a jogar na grama sintética", completou Fortunato Russo.

O Sport vai seguir com o planejamento de realizar uma manutenção severa no gramado da Ilha ao final da temporada, para a remoção da "placa impermeável". A possibilidade de ter grama sintética existe, mas ainda depende de estudos por parte do clube.

Comentários

Últimas notícias