Copa América Feminina

COPA AMÉRICA FEMININA: Qual a premiação? Onde assistir? Marta vai jogar? Veja informações, primeira rodada e onde vai passar a Copa América Feminina

A edição de 2022 da Copa América Feminina será a nona. O Brasil tem SETE títulos dois oito já disputados.

Imagem do autor
Cadastrado por

Caio Ferreira

Publicado em 08/07/2022 às 17:15
Notícia
X

Nesta sexta-feira (08) começa mais uma edição da Copa América Feminina de futebol. Esta será a nona edição da competição, que é disputada desde o ano de 1991.

A edição deste ano será realizada pela primeira vez na Colômbia, mais precisamente em três cidades: Cali e Armênia, na fase de grupos, e Bucaramanga no mata-mata.

A competição terá 10 seleções divididas em dois grupos, sendo o Grupo A com Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Paraguai, e o grupo B com Argentina, Brasil, Peru, Uruguai e Venezuela.

Lucas Figueiredo / CBF
Geyse marcou o gol da seleção brasileira feminina diante da Espanha. - Lucas Figueiredo / CBF

ONDE VAI PASSAR A COPA AMÉRICA FEMININA? VEJA JOGOS DA PRIMEIRA RODADA

A Copa América Feminina 2022 terá transmissão no Brasil tanto na TV aberta, quanto na TV fechada. Na aberta, a transmissão será no SBT/TV Jornal. Já na TV fechada, os jogos da competição irão passar no canal SporTV.

A primeira rodada da competição começa com dois jogos nesta sexta e terá mais dois no sábado. Confira:

SEXTA 08/07

  • 18h – Bolívia x Equador
  • 21h – Colômbia x Paraguai

SÁBADO 09/07

  • 18h – Uruguai x Venezuela
  • 21h – Brasil x Argentina

HEGEMONIA BRASILEIRA E PREMIAÇÃO

Das oito edições já realizadas da Copa América Feminina, a Seleção Brasileira venceu sete delas, nos anos de 1991, 1995, 1998, 2003, 2010, 2014 e 2018. A Argentina foi a única seleção fora o Brasil a conquistar a competição, com o título de 2006.

A Copa América Feminina tem 1,5 milhão de dólares como premiação para a seleção campeã e 500 mil dólares para a vice-campeã. Além disso, há também as vagas garantidas para Copa do Mundo e Olimpíadas.

Para a Copa do Mundo de 2023, que será sediada por Nova Zelândia e Austrália, campeã, vice e terceira colocada garantem vaga direta. Já para os jogos Olímpicos de Paris, em 2024, apenas campeã e vice garantem vaga.

THAIS MAGALHÃES/CBF
A Seleção Brasileira feminina estreia na Copa América contra a Argentina e não terá a Rainha Marta, que está lesionada - THAIS MAGALHÃES/CBF

SELEÇÃO BRASILEIRA SEM MARTA, FORMIGA E CRISTIANE

A seleção brasileira não poderá contar três nomes importantes de sua história nesta edição da Copa América Feminina: Formiga, Cristiane e a rainha Marta.

Os motivos das ausências são distintos: enquanto Formiga está aposentada e Cristiane, mesmo na ativa, não vinha sendo convocada pela técnica Pia Sundhage, a rainha Marta está lesionada, se recuperando do rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e não irá participar da competição.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor