Tem gol fora na Série D? Confira os critérios de desempate da Série D 2022
O gol qualificado (gol fora), por muitos anos foi critério de desempate nas competições da CBF.
A Série D do Campeonato Brasileiro de 2022 já teve a disputa de sua fase de grupos e agora já iniciou a disputa das fases de mata mata.
Com isso, surgem dúvidas sobre como funcionam alguns critérios de desempate da competição e o principal deles é o gol fora.
Por muitos anos, várias competições da CBF foram decididas com os critérios de gol fora de casa. Exemplos recentes servem para ilustrar essa situação: em 2013, na Série C, o Fortaleza empatou a ida contra o Oeste-SP por 0x0, no interior Paulista. Na volta, o jogo foi 1x1 no Castelão e a equipe cearense foi eliminada.
Outro exemplo vem da Copa do Brasil de 2008, quando o Sport perdeu a ida para o Corinthians por 3x1, em São Paulo. Na volta, jogando na Ilha do Retiro, o Leão venceu por 2x0 e foi campeão por conta do gol fora.
- Roberto Queiroz é homenageado pelo Sport antes do jogo contra o Guarani pela Série B
- Cristiano Ronaldo quebra silêncio sobre saída do Manchester United e declaração surpreende
- COPA DO BRASIL: veja datas dos jogos de volta, horários, transmissões de TV, se tem regra do gol fora de casa e situação dos confrontos
TEM GOL FORA NA SÉRIE D?
Sobre a Série D do Campeonato Brasileiro de 2022, o regulamento é claro: conforme diz o artigo 18 do regulamento da competição, o critério de desempate pelo gol qualificado (gol fora) não existe. Confira:
Art. 18 – Os critérios de desempate para indicar o clube vencedor de cada confronto, exceto na 1ª Fase, são os seguintes:
1º. Maior saldo de gols;
2º. Cobrança de pênaltis.
Parágrafo único – A disputa de pênaltis, quando aplicável, deverá ser iniciada em até 10 minutos após o término da partida de volta.
O que vale na Série D e em todos os outros campeonatos chancelados e organizados pela CBF é o saldo de gols. Quem marcar mais gols no fim dos dois jogos consegue a classificação (ou o título, no caso de finais). No caso de empate na quantidade de gols, a disputa será resolvida nas cobranças de pênaltis.